Envie uma mensagem
Fale
via chat
Fale via whatsapp
BLOG

Uso de materiais reciclados na construção civil: quais os benefícios?

08/06/2020
ASSINE NOSSA NEWSLETTER:

Você sabia que o levantamento de um empreendimento pode ser o grande responsável por uma boa quantidade de resíduos sólidos? Ao longo de cada projeto, muito lixo é descartado em locais impróprios para essa finalidade, poluindo e causando inúmeros prejuízos ao meio ambiente. Em contrapartida, existem as empresas e profissionais que estão aderindo ao uso de materiais reciclados na construção civil.

A proposta, é minimizar os efeitos da poluição e transformar esses componentes em matérias-primas prontas para serem aproveitadas de outras maneiras. Para tanto, é necessário investir em equipamentos próprios e que conseguirão proporcionar um resultado satisfatório ao fim do projeto.

Não sabe quais são os elementos que podem ser reciclados e os seus grandes benefícios? Tudo bem! Para esclarecer dúvidas, abordamos tudo a respeito do tema no post de hoje. Continue acompanhando a leitura e fique por dentro.

Quais elementos podem ser reciclados na construção civil?

Reciclar materiais no setor da construção civil é mais simples do que parece. Em linhas gerais, podemos dizer que praticamente todos os resíduos podem passar por esse processo, principalmente, os de demolição e de construção.

Para ilustrar, destacamos os itens “de classe A”, que são os concretos, argamassas, tijolos, pedras e por aí em diante. Nessa etapa, eles conseguem ser facilmente triturados e, posteriormente, usados como agregados, no lugar da areia, do pedrisco ou da brita.

Depois, estão os resíduos “de classe B”, que são os vidros, papéis, plásticos, madeiras e gessos. Versáteis, eles costumam ser reaproveitados de variadas maneiras, como na substituição do cimento. Por último, encontram-se os “de classe C”, que são os líquidos. Aqui, costumamos incluir a lama bentonítica, que é produzida nas escavações.

Quais as vantagens do uso de materiais reciclados na construção civil?

Não faltam benefícios para quem deseja investir no uso de materiais na construção civil. Caso ainda não tenha pensado nisso, chegou o momento de rever os seus conceitos e entender como essa atitude pode promover melhorias incríveis para todos os envolvidos em um empreendimento — desde as empresas responsáveis, até os seus moradores e o restante da sociedade. Abaixo, contamos as principais vantagens.

Favorece a proteção ambiental

É difícil falarmos sobre o uso de materiais reciclados na construção civil sem citar a sustentabilidade. Uma vez utilizando os resíduos da maneira adequada, será possível destiná-los aos locais corretos, sem precisar despachá-los em terrenos abandonados ou em aterros considerados clandestinos.

Com esse cuidado, conseguimos evitar uma série de práticas nada agradáveis para o meio ambiente e capazes de causar a poluição do solo, além de assoreamentos e enchentes em diferentes pontos da cidade.

E ainda tem mais! Também há a possibilidade de suavizar os danos ambientais que são causados ao longo do processo de fabricação de diferentes peças. Juntas, essas atividades diminuem a necessidade de adquirir mais matérias-primas e, logo, de promover o desperdício.

Promove o reaproveitamento de materiais

Hoje, o reaproveitamento é o segredo para as empresas que desejam alcançar o sucesso no mercado — independentemente do nicho de atuação. Com a constante escassez de recursos naturais, trabalhar de modo consciente — e sustentável —, é benéfico não somente para o projeto em si, como também para a imagem do negócio diante dos seus clientes.

Quando se trata do uso de materiais reciclados na construção civil, será possível transformar diversos resíduos em outros novos e muito parecidos com as suas versões originais. Nesse caso, porém, há a necessidade de contar com maquinários exclusivos para essa finalidade, sendo o triturador de entulho um deles.

No fim, a organização conseguirá aproveitar diferentes produtos sem realizar novas compras, garantindo assim, uma ótima economia financeira para o seu orçamento.

Garante o “Certificado de Sustentabilidade”

Nos últimos tempos, para que uma empresa consiga se destacar e encantar o público, não basta oferecer um produto final interessante. Antenados e bem informados, os consumidores estão analisando cada etapa do processo que envolve a construção de um empreendimento.

A ideia é somente fechar negócio com organizações que tenham um certo comprometimento com o meio ambiente e demonstrem ações de responsabilidade social. É justamente nesse momento que o uso de materiais recicláveis na construção civil se faz relevante. Assim que abraçar a ideia, a construtora poderá realizar variados procedimentos considerados “verdes” e, com isso, conseguir um bom retorno no mercado.

Existe ainda, a vantagem de conseguir certificações diversas, que vão aumentando conforme as estratégias de sustentabilidade forem colocadas em prática. Uma delas é a Leadership in Energy and Environmental Design (LEED), conhecida como a mais relevante do mundo.

Durante a sua avaliação, são analisados os “recursos e materiais”, utilizados em cada projeto, com a intenção de estimular o uso de elementos com baixo impacto ambiental — e os reciclados estão no topo dessa lista. Sem dúvida, é uma excelente saída para oferecer um bom retorno ao meio ambiente e a sociedade.

Aumenta as vagas de emprego

Assim que decidem investir na reciclagem de materiais, as empresas da área da construção civil tendem a necessitar de uma mão de obra mais ampla para executar esse tipo de trabalho. Ou seja, o seu time de profissionais costuma crescer de modo significativo.

A parte boa é que o aumento de postos de trabalho poderá criar um relacionamento sólido e positivo entre a sociedade e a construtora que estiver colocando essas práticas em ação. Isso sem contar o maior envolvimento com as instituições governamentais e demais setores que enxergam essa atitude com ótimos olhos.

Como vimos, o uso de materiais reciclados na construção civil pode promover melhorias fantásticas não somente para a construtora, mas também, para o meio ambiente e os moradores de toda a região onde o empreendimento estiver localizado.

Antes de adquirir a sua unidade não se esqueça de analisar minuciosamente esse detalhe e somente firmar parcerias com empresas que estejam preocupadas com essas questões. O meio ambiente agradecerá!

Agora que você já sabe mais sobre o uso de materiais reciclados na construção civil, o que acha de continuar aprendendo sobre esse universo? Veja agora mesmo o nosso post com as razões para investir no mercado imobiliário em Belo Horizonte e conquistar resultados seguros e com excelente retorno.

 


ASSINE NOSSA NEWSLETTER: