Envie uma mensagem
Fale com um consultor
Fale via whatsapp
BLOG

Tomada USB e valorização de imóveis: como estão relacionados?

04/03/2020
ASSINE NOSSA NEWSLETTER:

De fato, o uso de tomada USB se tornou um padrão dentro do mercado de instalações elétricas. Acompanhando essa tendência, a maioria dos aparelhos eletrônicos já é fabricada utilizando esse modelo de plugue para facilitar a conexão.

Apesar da crescente popularidade desse dispositivo, muitas pessoas ainda desconhecem os benefícios do uso dessa tecnologia e como ela contribui diretamente para a valorização de um imóvel.

Quer saber mais sobre as características da automação residencial? Neste post, você vai entender as principais informações sobre o uso da tomada USB em casas e apartamentos. Acompanhe a leitura e saiba os motivos que comprovam por que vale a pena investir nessa tecnologia!

Qual é a importância de investir na valorização de imóveis?

A valorização do imóvel é um dos requisitos mais visados pelos consumidores antes de adquirir uma propriedade. Afinal, quanto mais confortável, cômodo e prático for o bem, maiores serão as chances de ele ganhar um valor maior ao longo do tempo.

Diante desse cenário, a tecnologia é uma excelente aliada para contribuir para esse fenômeno de valorização do imóvel dentro do mercado imobiliário. É aí que surge a importância de instalar tomadas USB, como uma alternativa para modernizar as residências e trazer mais conforto e praticidade para os moradores.

O que é uma tomada USB?

A tomada USB é a sigla para a expressão “universal serial bus”. Em português, a tradução soaria como “porta universal”. Lançada em 1995, a tomada USB consiste em uma tecnologia cujo objetivo inicial era facilitar e simplificar a conexão entre os dispositivos periféricos dos computadores. Esse dispositivo foi se aprimorando com o passar dos anos e hoje serve para enviar e armazenar dados, bem como para carregar a bateria, por exemplo.

A tomada USB utiliza esse mesmo princípio. Ela se refere a uma conexão que é ligada diretamente à rede elétrica e assim proporciona que outros aparelhos que usam esse padrão possam ser carregados diretamente na fonte, sem que seja necessário usar nenhum tipo de adaptador. A consequência é a maior praticidade e facilidade de integração entre os diversos modelos de dispositivos.

A tomada USB apresenta um plugue de entrada que conecta os dispositivos. Ela tem o diferencial de fornecer uma voltagem bivolt, diferentemente das tomadas convencionais. Essa funcionalidade é bastante útil, uma vez que dispensa o uso de adaptadores.

A relação entre a automação residencial e o uso de tomadas USB

A automação residencial permite a integração entre os diversos aparelhos e dispositivos dentro do lar. Até porque a maioria das tecnologias que são utilizadas atualmente utilizam plugues para serem ligados no sistema de fiação elétrica.

Desse modo, a existência de tomadas USB instaladas corretamente se torna fundamental, uma vez que elas comportam vários tipos de aparelhos. Assim, as atividades da rotina vão se tornando automatizadas e podem ser controladas à distância com mais facilidade.

Quais são os benefícios de investir em tomadas USB?

Conheça as maiores vantagens de instalar a tomada USB em uma residência.

Dispensa o uso de adaptadores

Não é necessário utilizar adaptadores para colocar os aparelhos para carregar. Isso significa que é possível recarregar a bateria de dispositivos, como tablets, celulares, caixas de som e computadores diretamente no plugue.

Evita a necessidade de adaptadores múltiplos

Os adaptadores múltiplos podem trazer riscos, como o de superaquecimento, choque, queimadura, derretimento dos cabos e e provocar os temidos curtos-circuitos. Além disso, eles podem ocasionar danos na bateria dos aparelhos eletrônicos. Diante desse fato, a tomada USB é a melhor solução, uma vez que ela pode oferecer uma saída dupla, o que evita a necessidade de usar adaptador múltiplo.

Apresentam um design atraente

A forma com que eles foram desenhados traz beleza e sofisticação ao ambiente. O design arrojado e as cores neutras combinam com qualquer tipo de cômodo. Em alguns casos é possível personalizar o dispositivo, se você assim desejar.

Os riscos são praticamente nulos

As tomadas do tipo USB garantem mais segurança para o morador, ao contrário de tomadas comuns que podem trazer riscos aos equipamentos e acidentes aos seres humanos. Nesse sentido, é essencial utilizar tomadas que foram fabricadas por empresas confiáveis e que foram testadas previamente, como forma de garantir a segurança dos moradores.

Um exemplo nesse sentido são as tomadas modulares ou embutidas. Elas obedecem a um padrão de tomadas do tipo NBR 14136. Assim, se sua instalação acabar deixando algum tipo de cabo exposto, eles devem ser corretamente isolados, conforme determina a norma NR 10.

Além disso, a conexão deve ser realizada da maneira correta. Os cabos precisam ser bem apertados, para evitar o superaquecimento da estrutura e a fuga de corrente elétrica, que poderiam comprometer todo o equipamento.

Praticidade para os moradores

O uso crescente de eletrodomésticos e de aparelhos eletrônicos tem feito com que as residências se tornem cada vez mais automatizadas. E aí as casas com tomadas USB ganham destaque, pois esse padrão de conexão traz mais praticidade e comodidade para o dia a dia dos moradores.

Como as tomadas USB funcionam?

A tomada USB opera de modo semelhante às tomadas convencionais. No entanto, existem algumas diferenças entre elas. A principal diferença é o modelo do plugue de conexão. Isso porque a tomada USB pode contar com mais de uma entrada, fato que garante o carregamento simultâneo de mais de um aparelho.

A tomada USB utiliza um mecanismo de correntes contínuas, que proporciona mais eficiência e economia. Por sua vez, a tomada tradicional faz uso do tipo de corrente alterada.

A tomada USB também assegura um carregamento mais ágil e rápido, em comparação com as tomadas tradicionais. Isso acontece em razão da amperagem da corrente que é utilizada. O carregador convencional costuma trabalhar com a corrente elétrica de 1,0 A (1000 mA), enquanto que a tomada USB opera com uma corrente de 1,5 A (1500 mA).

A automação é a grande tendência para o futuro de casas e apartamentos. Nesse sentido, o uso de tomada USB em condomínio residencial é uma excelente estratégia para potencializar a valorização do imóvel e trazer mais conforto e praticidade para os moradores. Então, por que não começar a investir nesse tipo de tecnologia?

Curta a página da Construtora Sudoeste no Facebook e continue acompanhando as nossas próximas publicações repletas de conteúdos de qualidade!


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ASSINE NOSSA NEWSLETTER: