Envie uma mensagem
Chat
online
Fale com um consultor
Fale via whatsapp
BLOG

Letras de câmbio ou investimento imobiliário: em qual investir?

10/06/2019
ASSINE NOSSA NEWSLETTER:

O mercado financeiro no Brasil passa por um momento de melhora, e está se reerguendo da recessão provocada pela crise político-econômica recente. Por isso, para muitos, essa é a hora ideal para investir e obter algum retorno financeiro. Mas, o que fazer? Aplicar em letras de câmbio ou investimento imobiliário?

O mercado imobiliário não vive apenas de pessoas buscando a conquista da casa própria, visto que o investimento imobiliário é uma opção que está sempre em alta e acaba sendo uma excelente alternativa, por conta da segurança que traz e da margem de valorização que o bem garante ao proprietário.

Ainda, existe a possibilidade de se apostar em uma letra de câmbio, que é um título de renda fixa de certa segurança para o investidor, capaz de gerar um retorno mais rápido daquele dinheiro que ele aplicou.

Se você pretende investir em alguma coisa e não sabe qual opção escolher, continue aqui e conheça um pouco mais sobre investimentos em imóveis e letras de câmbio, para que você consiga se decidir sobre a alternativa que mais se enquadra com as suas condições. Vamos lá?

Qual a importância de se realizar um investimento?

O mercado brasileiro está trazendo uma diversidade cada vez maior de investimentos para serem realizados pelo público, tanto como renda fixa como também para a variável. E neste momento em que a economia brasileira está dando claros sinais de recuperação, essa modalidade pode acabar sendo uma grande aposta.

A importância dos investimentos está em saber optar pela melhor alternativa para você, aquela que esteja de acordo com o seu dinheiro disponível para aplicar e possa lhe trazer o melhor retorno segundo as suas necessidades, pois todo investidor deseja obter lucro ou estabilidade em cima do montante aplicado.

Afinal, qual escolher? Letras de câmbio ou investimento imobiliário?

Ambas as opções trazem bons resultados para os investidores, por terem vantagens bem distintas. O investimento imobiliário é uma das aplicações preferidas para quem quer conquistar um patrimônio sólido e seguro, já a letra de câmbio traz uma renda fixa em que a pessoa empresta o dinheiro para uma instituição e recebe o valor de volta com juros.

Letras de câmbio

As letras de câmbio são basicamente títulos de crédito emitidos por instituições financeiras para fazer capitalizações e bancar movimentações. O investidor vai emprestar o seu dinheiro para o banco por um tempo determinado e receberá de volta uma remuneração por isso. Para realizar o serviço, basta procurar uma instituição que ofereça essa modalidade e aplicar o dinheiro.

A instituição vai emprestar esse dinheiro para uma terceira pessoa e vai ganhar um retorno pelas taxas de juros em cima desse empréstimo. Essa modalidade vem se tornando uma opção bastante procurada, tanto por novos como por eventuais investidores. Isso se deve ao fato de que as letras de câmbio são um tipo de investimento de renda fixa.

As LCs são bem parecidas com aos CDBs (Certificados de Depósitos Bancários) e têm basicamente a mesma finalidade. A diferença é que os certificados são feitos exclusivamente por bancos, e as letras de câmbio são emitidas por financeiras.

A rentabilidade delas vai variar muito de acordo com o tipo de empréstimo que for feito com o dinheiro e as taxas de juros em cima dele. Porém, essa modalidade tem uma carência relacionada ao vencimento, o que significa que o investidor só pode retirar o dinheiro depois que o prazo do título acabar.

É importante ressaltar que quanto mais longo for o período da letra de câmbio, maior será o rendimento do valor investido. O valor de entrada para esse tipo de investimento é um pouco mais elevado do que outras opções de renda fixa, sendo em torno de R$ 30 mil  o que pode acabar sendo um pouco arriscado para quem quer um retorno mais rápido.

Investimento Imobiliário

Já o investimento imobiliário é um tipo de aplicação bastante tradicional que envolve a compra direta de um imóvel, para ser utilizado como renda passiva feita a partir de um aluguel. Ou, então, para uma futura venda com um preço bem mais alto do que o valor de compra, por conta da grande chance de valorização do bem.

Essa modalidade não traz muitos riscos para o investidor, porque é uma opção bastante segura e certeira, por ser um patrimônio físico que não é facilmente tomado de você. A rentabilidade também é algo muito promissor, por conta da valorização do imóvel com o passar do tempo.

Para realizar esse tipo de investimento, é necessário que o investidor faça uma pesquisa bastante detalhada, conheça um pouco as melhores opções do mercado imobiliário, procure imóveis de qualidade, faça um planejamento financeiro para não ter problemas com o pagamento e seja um investimento adequado às suas condições.

O investidor pode procurar alguma imobiliária para realizar essa tarefa, pois ela conta com profissionais capacitados e especializados, que vão ajudar em toda a parte burocrática e na negociação do imóvel, mesmo que seja para um investimento.

Existem também alguns tipos de investimento indiretos no mercado imobiliário, em que a pessoa aplica o seu dinheiro em ativos ou títulos de empreendimentos imobiliários, ou seja, não é necessariamente a aquisição de um imóvel. A grande vantagem dessa opção também é que não é preciso um grande capital para realizar o investimento.

Eles podem ser fundos imobiliários, títulos de crédito, crowdfunding imobiliário, dentre outras. São basicamente uma aplicação em algum empreendimento, e o rendimento vem da venda e locação das unidades imobiliárias.

Por fim, vale ressaltar que a melhor opção é o investimento em imóveis por conta das duas principais vantagens dessa modalidade, que são a segurança e valorização, como já foi dito. Ter um tipo de investimento seguro é essencial para realizar aplicação sem ter o medo de acontecer algum imprevisto e ter a certeza daquele retorno financeiro.

E a valorização garante um rendimento, o que atrai os investidores pela chance de ter um excelente lucro com aquele valor que ele aplicou. Sendo assim, a melhor alternativa é fazer um investimento imobiliário.

Gostou de aprender um pouco mais sobre as letras de câmbio ou investimento imobiliário? Ficou interessado em ver mais conteúdos como esse ou até mesmo conhecer nossos serviços? Então, entre em contato com a nossa empresa que iremos ajudar você naquilo que precisa!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER: