Envie uma mensagem
Chat
online
Fale com um consultor
Fale via whatsapp
BLOG

Investir em imóvel como fonte de renda vale a pena?

05/04/2019

Muitas pessoas optam por realizar um investimento para gerar algum retorno financeiro, seja ele fixo ou variável. A compra de imóvel como fonte de renda tem se tornado uma excelente opção no mercado imobiliário. Porém, quem escolhe essa estratégia deve ter muita cautela durante o processo, ainda mais se tiver a intenção de revender depois.

Os especialistas do mercado financeiro acreditam que a alternativa de comprar mais barato para depois vender mais caro pode ser uma boa estratégia se forem analisados os fatores que podem favorecer a valorização do bem, o que possibilita um excelente retorno para o investidor.

Outra ótima opção é comprar um imóvel com a intenção de colocá-lo para locação. Muitas pessoas ainda preferem morar de aluguel, então, dessa forma, você ainda tem um público garantido, e consegue ter uma renda fixa mensal em cima do investimento.

Se você quer fazer um investimento financeiro, mas ainda não conhece as possibilidades que um imóvel pode oferecer nessa situação, continue por aqui e veja como essa pode ser uma excelente estratégia. Vamos lá?

Quais fatores transformam os imóveis em bons investimentos?

Primeiramente, é importante ressaltar que o ano de 2018 trouxe grandes expectativas de melhoria para o mercado imobiliário, possibilitando boas negociações para quem quer investir.

Depois de um período de recessão, o mercado está em alta e pode se consolidar em 2019, oferecendo oportunidades seguras e rentáveis de adquirir um imóvel. Mas, para que esse investimento valha a pena, é importante estar atento a alguns fatores relacionados ao imóvel.

Localização

Um fator determinante para a valorização do imóvel e que vai proporcionar um bom investimento é a localização. Muitas propriedades que têm acabamento, estilo, tamanho e estruturas equivalentes, podem ter preços distintos de acordo com a região em que estão localizados.

Isso se dá por conta de que os bairros da cidade que são considerados nobres ou próximos do centro acabam sendo mais visitados e procurados, o que proporciona uma certa disputa pelos imóveis disponíveis ali, sendo casa ou apartamento.

Dessa forma, é importante ficar atento quanto a localização do seu imóvel, para que ele seja procurado e proporcione um bom retorno para você. As pessoas procuram por imóveis bem localizados, com fácil acesso a pontos importantes da cidade, que tenham uma boa infraestrutura dos estabelecimentos no entorno, dentre outros aspectos.

Valorização

A valorização é um dos mais importantes aspectos que demonstram se aquele investimento vai ou não valer a pena, uma vez que ele engloba o retorno que o investidor pode ter em uma possível venda ou até mesmo em um aluguel.

O imóvel tende a ser valorizado em um médio ou longo prazo, ainda mais se ele for bem projetado. Muitas vezes se o proprietário decide pela venda, é muito raro que o valor pago seja menor do que o montante investido.

A localização também influencia muito nesse quesito, uma vez que, se o imóvel está bem localizado, ele tem grande chances de ser valorizado. Observe o potencial de crescimento da região, bem como para onde ele está direcionado. Muitos investimentos têm a intenção de um retorno futuro, então a valorização futura dos imóveis acaba impactando bastante.

A possibilidade de valorização também é alta em empreendimentos recentes, que trazem uma infraestrutura bastante moderna, feita com materiais novos e de qualidade. As pessoas procuram muito por esse tipo de bem, por conta da durabilidade que eles terão e também por estarem em bom estado.

O imóvel como fonte de renda é uma boa alternativa?

A aquisição de imóveis não é um tipo de compra em que você adquire qualquer coisa em qualquer lugar apenas para fechar um negócio. Dessa forma, requer muita pesquisa e planejamento, bem como procurar uma empresa idônea e com experiência de mercado para evitar dores de cabeça e problemas com a negociação.

Além de que essa empresa vai ajudar a encontrar a melhor opção de acordo com aquilo que você precisa.

Investimento seguro

A compra de imóveis é considerada um dos investimentos mais seguros no mercado, visto que é a aquisição de um patrimônio físico, seja ele uma casa, apartamento ou terreno, pode ser visto e tocado, e não pode ser facilmente tirado de você, como acontece com outros bens, por exemplos os carros, joias, etc.

A segurança também se dá para investidores que têm ou pretendem ter uma família e já pensam nas próximas gerações. Uma casa ou apartamento se torna uma ótima fonte de renda e garantia para os seus filhos no futuro.

Chances de rentabilidade

A rentabilidade também viabiliza o investimento em imóveis como fonte de renda. Você deve escolher algo em uma região com bons índices de valorização e que o seu valor aumente de forma constante e significativa com o tempo.

Um investimento rentável vai trazer lucros independentemente do tipo de imóvel que você adquirir, sendo casa ou apartamento, bem do que você vai fazer com o bem, colocá-lo à venda ou para locação.

Proteção contra inflação

No atual momento do mercado imobiliário, um fator que está viabilizando bastante os imóveis como investimento é a queda da inflação, visto que ele reflete nos preços de venda e aluguel de casas e apartamentos. Os investidores ficam, de certa forma, protegidos contra esse fator.

Está estimado que a queda da inflação seja de aproximadamente 5% para o acumulado no ano, então, dessa forma, os preços dos imóveis no setor também vão seguir esse ritmo. É um aspecto que também aumenta a procura de compradores no mercado, impulsionando os investimentos no ramo. A inflação em queda propícia um mercado mais aquecido e competitivo.

Por fim, vale ressaltar que para esse seja um investimento bem sucedido, o comprador deve saber escolher um bom imóvel. Nessa escolha você deve levar em conta fatores que atendam à sua necessidade como investidor e também as expectativas do público que vai comprar ou alugar o seu bem.

Gostou de aprender um pouco mais sobre investir em um imóvel como fonte de renda? Ficou interessado em ver mais conteúdos como esse ou até mesmo conhecer os nossos serviços? Então entre em contato com a nossa empresa que iremos ajudar você naquilo que você precisa!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER: