Envie uma mensagem
Chat
online
Fale com um consultor
Fale via whatsapp
BLOG

Investimento em imóveis: tudo o que você precisa saber para garantir seu futuro

08/05/2019
ASSINE NOSSA NEWSLETTER:

Muitas pessoas têm procurado entender a importância e o diferencial que o investimento em imóveis traz para quem quer garantir um bom futuro para si e toda a família. Afinal, como se costumava dizer antigamente, “quem investe em terra não erra”. Converter essa frase para os imóveis — tanto os já construídos e prontos para morar quanto os que ainda estão na planta, pode ser uma ótima ideia.

No Brasil tem se falado cada vez mais no potencial dos investimentos como forma de aumentar a renda e ter um futuro promissor. No mercado de imóveis, essa possibilidade é bastante real e basta você se cercar dos direcionamentos corretos para colher os melhores frutos disso.

Neste post detalhado, trouxemos um conteúdo aprofundado a fim de que você tenha maior discernimento sobre essa questão e acerte como investidor. Se quiser descobrir como, continue lendo e aprenda com as informações a seguir. Boa leitura!

Investir em imóveis

Aproveitando o gancho do que falamos na introdução, vamos começar com um tópico primordial: como investir em imóveis. Afinal, são muitos detalhes a serem considerados. É importante que você tenha acesso às informações certas para não tomar decisões precipitadas e se arrepender depois com negócios mal feitos e compras que não trarão nenhum lucro. 

Assim sendo, nos subtópicos abaixo destrinchamos os principais aspectos aos quais você deve estar atento para não errar na hora de investir em imóveis. Leia com atenção e desfrute desse conteúdo para atingir seus objetivos. Veja!

Investir na compra de terrenos

A máxima que dissemos na introdução do texto não era brincadeira. Há pessoas que compram terrenos por um preço módico de 10 ou 20 mil reais e alguns anos depois conseguem multiplicar por 10 vezes esse valor sem muito esforço.

Uma das peças-chave que determinará o sucesso desse investimento é o local no qual o terreno foi comprado, já que algumas regiões podem se valorizar rapidamente dependendo do contexto envolvido. Para acertar, é preciso conhecer bem o local onde se quer investir e saber qual a previsão de desenvolvimento para os próximos anos.

Pense, por exemplo, em diversos condomínios de luxo em grandes cidades que começam em verdadeiros brejos e locais que um comprador comum jamais teria a coragem de investir antes de ver o empreendimento pronto.

É por esses e outros motivos que alguns compradores se dão bem sem gastar tanto, enquanto outros, mesmo com dinheiro, não conseguem alcançar os mesmos rendimentos. Quão mais bem informado você estiver, melhor será seu olhar clínico para garantir uma aquisição acertada. Pense nisso!

Investir em imóveis na planta

Muitos investidores têm lucrado bastante ao investir em imóveis na planta. Mas, novamente, é preciso entender a dinâmica entre investimento e valorização do que se está comprando.

 E não se engane pensando que só imóveis de luxo podem valer a pena nesse processo. Pode acontecer de você comprar um imóvel na planta em um bairro popular, conseguir vendê-lo antes do momento da entrega das chaves e aí, sim, utilizar esse dinheiro para dar entrada ou complementar os recursos para adquirir um apartamento de luxo, por exemplo.

Lembre-se de que, como investidor, você deve objetivar lucro e não um imóvel agradável, já que você não irá morar nele, mas sim fazer negócios. Ter essa clareza fará com que você seja bem-sucedido nesse processo. 

Investir em imóveis usados

Por conta da crise econômica, muitos imóveis bons ficaram encalhados esperando para serem comprados. Isso cria a oportunidade certa para você, investidor, negociar os melhores preços e condições e, mais à frente, vender esse mesmo imóvel por um valor mais alto e com retorno financeiro. 

Muitos investidores que tem feito isso estão conseguindo bons resultados, realizando reformas, por exemplo, e outras melhorias que ajudam a tornar essas propriedades que estão paradas mais atrativas.

É claro que nem todos esses imóveis que estão parados valem a pena, mas se você encontrar um que esteja bem localizado, num valor mais baixo que o praticado em condições normais do mercado e que precisaria de poucas reformas para aumentar de preço, pode ser sim uma boa escolha. Avalie a situação sob diferentes aspectos a fim de tirar o melhor proveito possível.

Investir em imóveis para alugar

Se você tem um terreno e não quer deixá-lo parado até se valorizar, pode então investir na construção de casas ou mesmo um prédio e rentabilizá-lo por meio do aluguel. Essa é uma boa opção, pois você mantém dinheiro circulando em seus investimentos e gera um ganho mensal muito mais alto que aplicando em poupanças ou mesmo em algumas modalidades de aplicação no mercado financeiro.

É possível também alugar quartos da sua casa ou apartamento para estudantes e turistas por meio de sites e plataformas diversas que permitem essa opção e se tornam uma boa fonte de renda aos proprietários.

A vantagem em relação ao aluguel comum está justamente na rotatividade e número de cômodos sendo alugados simultaneamente, o que pode valer até mais a pena que alugar para uma pessoa só. Avalie bem o que cabe melhor no seu interesse e estude as possibilidades a fim de atingir os lucros que vem objetivando.

Investir em imóveis para vender

Para quem pensa grande e quer lucrar ainda mais, talvez a melhor opção seja investir em imóveis para vender. Afinal, quando alguém compra um imóvel, está pagando pelo preço do terreno mais a construção acrescida do lucro do proprietário. Não é difícil imaginar que os ganhos sejam significativos para quem investe em imóveis para vender.

Tente imaginar, por exemplo, alguém que despende 500 mil reais para a compra de um terreno e construção de prédio com 8 apartamentos, que serão vendidos a preços populares de 200 mil reais cada. Ao concluir a venda de todas as unidades, ele terá um ganho de 1,6 milhão de reais.

Ou seja, nessa transação, terá mais que triplicado o investimento inicial, passando do primeiro milhão. Mais uma vez, não é preciso dizer que em outras formas de aplicação financeira você dificilmente teria o mesmo retorno financeiro.

Investir com segurança

Ok, concordamos que parece bem promissor investir em imóveis, mas precisamos também investir com segurança. Infelizmente, mesmo construtoras famosas e reconhecidas no mercado têm reclamações e processos de seus clientes no Procon e na Justiça. Apesar de lamentável, esse é um fato com o qual você tem que lidar antes de sair negociando com a primeira pessoa que vê à frente.

Além do mais, a total falta de conhecimento acerca dos documentos necessários para compra e venda de imóveis e tantos outros detalhes burocráticos que fazem parte desse processo tornam o comprador desavisado um alvo fácil de gente oportunista e mal-intencionada. Evite isso dominando todos os aspectos envolvidos e negociando com muita cautela para não enfrentar problemas que poderiam ter sido evitados com uma dose maior de informação e conhecimento.

Contar com uma construtora de confiança e que tenha os melhores imóveis para oferecer pode ser a melhor opção nessas horas. Evite complicações desnecessárias em sua negociação e se envolva com empresas de confiança.

Use a razão, não a emoção

Em outro ponto deste post, chamávamos a atenção para o fato de que você, entendendo o seu perfil de investidor, não deve buscar imóveis que agradem seu gosto pessoal, mas sim aqueles que poderão trazer lucro. Quando dizemos para você usar a razão e não a emoção, referimo-nos exatamente a essa questão. Entenda que nem sempre o imóvel mais bonito e agradável aos seus olhos será o melhor investimento para você.

Conforme dissemos ao longo do texto, existem regiões que são subestimadas nas grandes cidades, mas que alguns anos depois passam a ser extremamente valorizadas, como acontece em alguns condomínios de imóveis de alto padrão. Por esse motivo, não se deixe levar pela empolgação e analise sempre diversos pontos que ajudarão a ter clareza na hora de comprar, como:

  • localização do imóvel;
  • desenvolvimento atual e previsões de investimento para aquela região;
  • valor atual do imóvel que você está comprando e quanto ele poderá valer futuramente;
  • necessidade de reformas e quanto elas poderiam subtrair do balanço final;
  • presença de áreas promissoras, mas que ainda não estão tão caras e poderão significar lucros nos anos conseguintes. 

Esses são alguns dos fundamentos que podem ajudar você quando o assunto é investir em imóveis. Nos tópicos a seguir, iremos abordar outras áreas importantes desse assunto e que você ainda precisa aprender se quiser acertar. Prossiga com a leitura e confira!

Rentabilidade do investimento

Tem basicamente duas questões principais que precisamos levar em conta quando estamos falando em rentabilidade de investir em imóveis. A primeira é o fato de que você, muito dificilmente, vai perder dinheiro comprando um imóvel — a não ser que realmente não pesquise e nem se dê ao trabalho de avaliar os pontos que já indicamos no tópico anterior deste artigo.

Ou seja, se você garantir certos cuidados e procurar entender se vale a pena ou não comprar determinada propriedade, o mais provável é que acerte em seu investimento e adquira um imóvel que será bem valorizado.

O segundo ponto tem a ver com a possibilidade de comprar imóvel para alugar e manter um ganho constante e garantido mês a mês entrando na sua conta — algo que, no mercado de valores, não acontece da mesma forma, por exemplo, quando você investe o seu dinheiro.

Além disso, precisa-se considerar o seguinte processo: você pode aproveitar aqueles imóveis que estão parados desde a crise, comprá-los, realizar algumas melhorias e vendê-los por um preço lucrativo.

Em outras palavras, o mercado de imóveis oferece muitas oportunidades de você fazer o seu dinheiro render, seja na compra ou por meio do aluguel posteriormente. E ainda, conforme destacamos anteriormente, existe um cenário econômico que deixou o preço de bons imóveis um pouco mais em conta devido às adversidades financeiras que o Brasil enfrentou nos últimos anos.

Tudo isso pode ser usado de forma favorável por você, como investidor. Pesquise sempre, colha o máximo de informações que puder, assim como está fazendo agora lendo esse post, e se diferencie diante dessas possibilidades. Você verá o quanto valerá a pena.

Potencial de valorização

Ao longo do post, já demos alguns exemplos que podem se aplicar bem aqui. Imagine, por exemplo, o que havíamos falado sobre condomínios de alto padrão que são inicialmente construídos em áreas que não tinham muito valor, mas que passam a ser extremamente cobiçadas depois que a construção é realizada. 

Considere também o que acabamos de mencionar no tópico anterior sobre você aproveitar imóveis que ainda estão parados desde a crise financeira e realizar um bom investimento a médio prazo comprando eles por um preço mais em conta.

Provavelmente, com poucas reformas você conseguirá valorizá-los bem e vendê-los por um valor bastante lucrativo se souber escolher com inteligência. Você não irá encontrar este potencial de valorização  em nenhuma outra forma de investimento, e é por isso que quem adquire imóveis com sabedoria não erra. 

Muitas pessoas conseguem construir uma renda e um patrimônio significativo investindo apenas nesse mercado e nada impede que você também consiga esse feito. Quanto mais você entender como o investimento em imóveis funciona, mais preparado estará para aproveitar as oportunidades e alcançar os ganhos que tanto vem buscando. Prossiga com a leitura para continuar aprendendo.

Facilidade de pagamento

Justamente por conta da turbulência no cenário econômico pela qual o Brasil passou, alcançando seu auge entre 2015 e 2016, o Governo Federal fez diversos esforços para aquecer os setores de construção civil e imobiliária — ambos importantes para as finanças do país — facilitando a compra de imóveis e atraindo um número maior de investidores.

Os grandes bancos, mesmo privados, também acompanharam esse movimento, assim como as incorporadoras que passaram a criar condições mais favoráveis para que as pessoas fossem capazes de adquirir propriedades novamente.

Além disso, se tomarmos esse período de crise como referência só para compararmos a brutal diferença entre esse passado de dificuldades e a facilidade existente hoje, vemos que, de fato, o ambiente é muito mais propício para quem quer financiar um imóvel.

Para comprovar isso, basta considerar que a taxa de juros básica anual em 2015 passava dos 14% e hoje ela está contida em 6,5%, ou seja, menos da metade do período de turbulência.

Os prazos estendidos de financiamento e os limites mais altos para empréstimo são outros fatores de facilidade no pagamento que você deve considerar como investidor. Há alguns anos, não existiam tantas vantagens e benefícios como agora e, por isso mesmo, esse é o momento de você agir e encontrar o melhor imóvel para investir.

Pense também que a revenda desse bem — caso você objetive isso com o imóvel — também estará facilitada, já que todos os compradores podem aproveitar desse novo cenário. As construtoras com todo o know-how que têm nessa área dominam esses pormenores e, se você quiser encontrar as melhores condições de financiamento, além dos imóveis mais interessantes para seu investimento, é só contar com uma incorporadora de confiança.

Em Belo Horizonte, por exemplo, a Construtora Sudoeste possui imóveis nas melhores regiões da cidade e com excelente valorização. Como diferencial, dá ao comprador a possibilidade de investir no imóvel na planta ou quando o terreno ainda está em fase de negociação.

Quem tem um olhar clínico para investir em imóveis consegue aproveitar desse momento inicial da construção para comprar barato e, pouco tempo depois, obter lucros expressivos, dando esse passo. Nem todo investidor entende esses detalhes e acaba perdendo ótimas oportunidades por conta disso. Pense diferente e alcance melhores resultados.

Segurança patrimonial

Lembra-se daquela máxima que dissemos na introdução desse artigo de que “quem compra terra não erra”? Pois bem, a segurança patrimonial de um imóvel não é encontrada em nenhuma outra forma de investimento. Pense, por exemplo, em quem tem um terreno parado que foi comprado há vários anos por um valor irrisório. Hoje, esse mesmo terreno — sem qualquer modificação — pode estar valendo muito mais do que o seu preço original.

Essa valorização exponencial que uma propriedade pode ter é algo exclusivo do setor imobiliário. Até mesmo imóveis que estiveram em um valor mais em conta por causa da crise de alguns anos atrás, em momento algum chegaram a valer menos do que o valor pelo qual eles foram comprados.

Ou seja, a possibilidade de perder dinheiro investindo em imóveis é algo muito raro de acontecer e que geralmente ocorre por falta de conhecimento e cautela na negociação. Isso permite que você invista em um empreendimento imobiliário e avalie com parcimônia qual será o melhor momento de vendê-lo.

Você não estará perdendo dinheiro por mantê-lo consigo, pois vender abaixo do que foi comprado é algo que simplesmente não cabe a alguém que seguiu os direcionamentos corretos de como se investe em imóveis. Sobretudo, se estivermos falando sobre residências de alto padrão que são ainda mais valorizadas e cobiçadas, representando uma excelente fonte de renda. 

Portanto, se você pensa em segurança patrimonial saiba que os imóveis podem trazer isso com tranquilidade e segurança. Com eles, você pode avaliar quando é hora de agir e quando é o momento de esperar, sem se preocupar se estará valorizando ou desvalorizando o seu bem.

No meio urbano, onde o espaço é cada vez mais escasso, a tendência é de que os imóveis estejam sempre se valorizando. Quem tem “um pedaço de terra” realmente não erra em investir nisso. Compreenda esse fundamento e não perca mais tempo se quiser investir nesse mercado. 

Diversificação de ativos financeiros

Quem é investidor tem por costume diversificar seus ativos, ou seja, não apostar todas as fichas em um só tipo de investimento, correto? Pois bem, o mercado de imóveis permite que você faça isso devido às diversas maneiras existentes de se investir em uma propriedade.

Até mesmo no quesito aluguel, por exemplo, são muitas as formas de alugar hoje em dia que vão além da finalidade tradicional voltada para moradia. Sites diversos que oferecem hospedagem, como Airbnb, AlugueTemporada.com e tantos outros, permitem que você até mesmo aumente seus lucros utilizando a sua casa para receber diferentes pessoas. Ao alugar quartos, é possível lucrar mais do que simplesmente fechando um contrato com uma única pessoa.

Do ponto de vista da revenda, ou seja, comprar um imóvel por um preço menor para em seguida lucrar com sua valorização, também existem diferentes formas de você realizar isso e não ficar preso a um só modelo de investimento.

Primeiro, você pode comprar um apartamento de alto padrão, por exemplo, na planta ou mesmo quando o terreno ainda estiver sendo negociado, como citamos anteriormente ao falar das alternativas que a Construtora Sudoeste oferece aos investidores.

Além disso, pode buscar em imobiliárias aqueles imóveis bons, mas que estão com dificuldade de serem vendidos e comprá-los com sabedoria para depois lucrar com eles quando for o melhor momento para revenda. Você pode, inclusive, se valer da venda desses imóveis mais em conta para, então, reinvestir em propriedades de luxo que trarão um lucro muito maior logo em seguida.

Ainda há a opção de investir em fundos imobiliários. Hoje em dia, você pode ter acesso a esse tipo de investimento com valores a partir de R$ 150,00.

Como pode ver, investir em imóveis é uma ótima escolha para quem é investidor. Hoje, no Brasil e no mundo, estão cada vez mais populares diversas modalidades de investimento e, muitas vezes, levam-se em conta apenas as formas de investir ligadas diretamente ao mercado financeiro.

Porém, muito antes da popularidade desse tema, o mercado imobiliário já era utilizado para essa finalidade e segue sendo uma das melhores opções para quem quer aumentar a renda e gerar mais dividendos a partir disso.

Com os direcionamentos dados neste post, você conseguirá realizar isso sem muita dificuldade. Basta estar atento aos detalhes que elucidamos e buscar pelas melhores oportunidades de acordo com as dicas apontadas por nós Você verá que agindo dessa forma não será difícil encontrar excelentes chances de investimento que trarão os ganhos que você tanto vem buscando.

Se gostou de saber tudo que precisava descobrir sobre investimento em imóveis para garantir seu futuro, aproveite para entrar em contato conosco e conhecer as ótimas oportunidades que temos para você! 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER: