Envie uma mensagem
Fale
via chat
Fale via whatsapp
BLOG

Home office: ressignificação de tempo e espaço para se trabalhar

25/02/2021
ASSINE NOSSA NEWSLETTER:

Home office: ressignificação de tempo e espaço para se trabalhar

Iniciado com mais força no Brasil, a partir do começo da quarentena, o regime de Home Office foi implementado por empresas de diversos tamanhos e segmentos para proporcionar a segurança dos funcionários e manutenção do negócio. A obrigatoriedade da prática deixou evidente as vantagens que traz para as empresas, podendo ser algo que permaneça como política depois desse período, em duas configurações, como modelos 100% home e híbrido.

Este modelo é válido tanto para autônomos e freelancers, quanto para empresas que decidam adotá-lo como parte da rotina: com o profissional trabalhando de casa, sua concentração e produtividade podem ser maiores, bem como poupa-se tempo e recursos com deslocamento.

 A necessidade de adaptação de funcionários e empresas a este modelo de trabalho, levanta muitas opniões. Há quem prefira voltar à rotina de trabalho com interações nos escritórios, e há quem tenha se encontrado verdadeiramente neste modelo que alia qualidade de vida e distribuição igualitária das demandas diárias

Uma dica valiosa para os adeptos do home office, é criar um ambiente de trabalho favorável em casa, com boa iluminação, organizado e sem muitas interferências sonoras. 

Aqui vão algumas dicas para organizar o seu home office da melhor forma possível:

  • Tenha um lugar específico para o trabalho e caso more com mais pessoas, avise todos da casa sobre isso. 
  • Crie rituais de trabalho. Por exemplo: levar uma garrafinha de água para a bancada no início do seu expediente, pausa para um café, não esqueça de se alimentar conforme era sua rotina no escritório
  • Ter um ambiente com menos ruído possível. Avise todos da casa sobre o seu horário de trabalho, ou seja, você precisa de silêncio e não pode ser interrompido. Também vale criar uma sinalização para avisar quando está no “modo trabalho”.
  • Uma bancada organizada facilita o fluxo de trabalho (pode ser um cantinho também). Tenha à mão tudo o que precisa para não ficar levantando a todo momento para pegar algo.

Também é notável para a empresa resultados melhores com equipes motivadas e o bem-estar contribui muito com a motivação na vida profissional, pois trabalhando em casa, o profissional ganha muito em qualidade de vida: menos estresse no trânsito, mais tempo com a família, um ambiente mais confortável, uma alimentação mais saudável etc.

Tudo isso aliado à cultura de confiança estabelecida entre empresa e funcionário, que traz efeitos positivos para todo mundo. 

ECONOMIA DE CUSTOS

O home office também apresenta vantagens significativas para as empresas, no que tange a economia de custos. Se você tem menos colaboradores fisicamente na empresa, também tem menos computadores, lâmpadas e ares-condicionados ligados, menos gastos com papelaria, entre outros.

Outro fator ligado a esta economia, é economizar com vale-transporte, limpeza e alimentação. Além disso, os equipamentos que são usados com menos frequência acabam tendo uma vida útil maior, o que também representa economia no longo prazo.

FLEXIBILIDADE NA CONTRATAÇÃO

Uma gama de possibilidades de contratação de diversos profissionais locados em todas as regiões em nível nacional e internacional, uma vez que a localização geográfica de um talento contratado não o impede de realizar suas tarefas e atribuições de seu cargo. Com a internet, não há barreiras geográficas que impeçam o casamento entre um cargo em aberto e o profissional com o currículo perfeito desenhado para ele. A liberdade geográfica de fato é muito maior, mas com ela vem também uma grande responsabilidade para se auto gerenciar e cumprir prazos de entregas à longa distância, sem perder a qualidade das atividades exercidas. Já pensou trabalhar na beira da praia? Acharia isso possível e viável?

Coworkings e espaços compartilhados

Como falamos no post deste link, os espaços compartilhados em condomínios residenciais  e coworking’s têm ganhado cada vez mais espaço e adeptos pelo Brasil, concentrando-se nas grandes capitais, com um público variado, onde compartilham-se mesas, tomadas, energia, ideias e projetos. São ótimas opções para freelancers fugirem da rotina do home office e também para empresas que não possuem sede fixa.

As barreiras residenciais estão sendo quebradas e, hoje, vários condomínios e prédios já contam também com saguões e ambientes coletivos de trabalho. As construtoras e imobiliárias também percebem as necessidades do estilo de vida contemporâneo. Uma mistura de home office com coworking. Ótima ideia, né? 

E já que passamos mais tempo em casa neste modelo, que tal readaptar o seu espaço para que lhe atenda em todas as necessidades de infraestrutura e conforto, proporcionando um dia de trabalho tranquilo no aconchego do seu lar, desfrutando ao máximo seu tempo com o que verdadeiramente importa. 

Como você pode notar, existem muitas particularidades e grandes vantagens para o trabalho remoto, mas é preciso compreender que não é algo para todos, mas é uma opção muito positiva, que vale ser considerada.

Aqui na Sudoeste, tanto o nosso escritório quanto nossos empreendimentos, são projetados para adaptação a todos os modelos de trabalho, com ambientes compartilhados que nos trazem inovação e tecnologia para deixar nossa rotina de trabalho cada vez mais leve e fluida, elevando as nossas expectativas. Já deu uma olhada em nosso lançamento JOY, que traz a modernidade de um projeto completo pensado única e exclusivamente para seu bem estar. Clique aqui e fale com um de nossos especialistas e confira condições exclusivas para adquirir um Sudoeste todo seu. 


ASSINE NOSSA NEWSLETTER: