Envie uma mensagem
Chat
online
Fale com um consultor
Fale via whatsapp
BLOG

Entenda mais sobre a permuta de imóveis em Belo Horizonte

27/08/2019
ASSINE NOSSA NEWSLETTER:

O mercado imobiliário traz muitas alternativas para quem quer comprar ou vender um imóvel. Em todos os processos, é necessário ter muita paciência, cuidado, disposição e planejamento, tanto pelo vendedor quanto pelo comprador. Uma opção que tem ganhado muito espaço dentro das negociações é a permuta de imoveis, por conta da facilidade e das vantagens que ela pode trazer.

Uma permuta de imóveis permite que as partes envolvidas na negociação façam um contrato firmado, possibilitando a troca de bens que tenham valores equivalentes e dispensando, na maioria dos casos, os pagamentos feitos monetariamente.

Se você ainda não conhece muito sobre o processo de permuta de imóveis, continue a leitura para saber um pouco mais sobre o assunto, além de ver como uma boa construtora atuante no mercado imobiliário pode ajudá-lo nesse quesito!

Afinal, o que é uma permuta de imóveis?

Uma permuta de imóveis é mais uma das opções para quem pretende fazer um bom negócio imobiliário, seja para compra e venda, ou investimento. Nesse caso, as duas partes trocam bens ao mesmo tempo. Essa troca pode ser feita entre casas, apartamentos, imóveis comerciais e, até mesmo, terrenos.

Para que a permuta seja feita, é necessário que os valores das propriedades envolvidas sejam equivalentes — isso quer dizer que eles devem ter o mesmo valor de venda.

Em alguns casos, ainda é permitido que a permuta seja feita entre imóveis com preços diferentes, porém, é necessário fazer alguma compensação da diferença, com pagamento em dinheiro ou transferência de um outro bem que preencha o valor necessário. Essa compensação é chamada de torna.

É necessário que todo o processo seja feito com muito cuidado e cautela, para evitar problemas futuros e obter sucesso com a negociação. O contrato deve ser feito por um profissional capacitado, que conheça os direitos e deveres das partes envolvidas na permuta, para que ninguém saia no prejuízo.

Como fazer uma permuta de imóveis?

A permuta de imóveis não é uma negociação muito difícil de fazer, mesmo que ela envolva burocracia, documentação e regularização dos bens que serão trocados. Porém, é necessário entender bem como funciona e tomar alguns cuidados durante o processo.

Procure por profissionais que entendam do assunto

Um profissional é a pessoa mais capacitada para esse negócio, pois já tem todas as práticas necessárias para esse serviço, podendo ajudar tranquilamente a recolher a documentação necessária, oferecer assessoria jurídica para elaboração do contrato e também identificar e avaliar os imóveis que serão permutados, para saber se os valores são equivalentes.

Escolha com atenção o imóvel certo para você

O momento da escolha do imóvel certo é muito importante, pois você deve procurar por aquele que atenda a todas as necessidades do comprador, que proporcione qualidade de vida, seja bem localizado e tenha o mesmo valor de compra. Além disso, é preciso que o proprietário também esteja disposto a fazer uma permuta.

Se você pretende fazer a permuta de um apartamento, por exemplo, é necessário procurar por imóveis que tenham o mesmo padrão construtivo que o seu, para que o valor de compra seja igual ou o mais próximo possível — ou se preparar para fazer uma torna.

Essa escolha geralmente não é uma tarefa rápida de ser feita, pois é necessário que os dois imóveis atendam às expectativas de ambos os compradores.

Entenda como fazer a divisão de despesas

Para a realização de uma permuta, é necessário fazer uma avaliação dos imóveis para determinar o preço de cada um e iniciar a negociação. Depois de definido o que vai ser trocado, a negociação segue para a elaboração do contrato e finalização.

Todo esse serviço será feito por uma empresa, que vai acompanhar o processo, e o custo deverá ser dividido por ambas as partes envolvidas na permuta.

Também será dividido o pagamento da comissão do corretor imobiliário, que estará disponível para fazer visitas em ambos os imóveis que participarão da permuta, além de orientar em toda a negociação para que ela seja justa e benéfica para os envolvidos.

Tenha cuidados com o contrato

O principal cuidado a ser tomado em todo o processo de permuta é com a elaboração do contrato. Isso se deve ao fato de que esse tipo de negociação devem ser feita em escritura pública. Além disso, é preciso que a responsabilidade por todos os tributos e a data da entrega dos imóveis estejam dispostas no documento.

Portanto, é necessário tomar um cuidado além do comum, quando comparamos a outros tipos de aquisições de imóveis, pois a escritura pública corresponde a cerca de 4% a 6% do valor do bem.

Quais são as vantagens que a permuta proporciona?

A principal vantagem que uma permuta imobiliária traz para os compradores e vendedores é a isenção do Imposto de Renda, uma vez que a Receita Federal vai considerar o imóvel declarado pelo antigo dono, descartando o pagamento pelo tributo. E, como os valores são iguais, não vai ter uma diferença entre os seus patrimônios — a não ser que ocorra a torna.

Outra grande vantagem é se livrar das parcelas de financiamentos com juros mensais, além de ficar de fora de todas as burocracias que um imóvel financiado exige.

Por fim, vale ressaltar que, como em qualquer aquisição de imóveis, o ideal é sempre contar com a ajudar de uma imobiliária, construtora ou empresa especializada, pois ela será altamente qualificada para lidar com toda a parte burocrática do negócio, auxiliando os envolvidos no contrato.

Agora que você já viu como funciona todo esse processo de troca que vem ganhando espaço no mercado imobiliário, ficou bem mais fácil escolher e realizar a permuta. Além de todos os benefícios, pode-se notar que esse é um processo bem rápido e isento da maioria das preocupações que rondam as outras alternativas para adquirir um bem.

Gostou deste texto? Conseguiu aprender um pouco mais sobre como funciona uma permuta de imóveis, e ficou interessado em conhecer os nossos serviços? Então, entre em contato conosco e oferte seu terreno. Veja como os nossos consultores podem ajudá-lo a realizar o sonho do apartamento novo, sem sair da sua localização atual!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER: