Envie uma mensagem
Fale
via chat
Fale via whatsapp
BLOG

Quais as vantagens e utilidades dos drones na construção civil? Entenda aqui

25/05/2020
ASSINE NOSSA NEWSLETTER:

Entender quais as vantagens e utilidades dos drones na construção civil ajudará você a perceber o valor que esse tipo de tecnologia agrega não só ao processo de divulgação como o próprio marketing, que é essencial para as vendas dos imóveis. Cada vez mais comuns e com resultados cada vez melhores, os drones vieram para ficar e são bastante úteis nesse campo.

Neste post, você compreenderá a fundo isso que estamos dizendo e ficará a par de como esse recurso tecnológico já é uma realidade em diversas construtoras. Prossiga com a leitura para continuar aprendendo.

Como os drones estão sendo utilizados na construção civil?

Os drones são utilizados na construção civil de diversas maneiras, não sendo possível enumerar apenas uma. Por isso, vamos destrinchar abaixo os principais pontos, a fim de que você domine esse assunto. Veja!

Reconhecimento e mapeamento da área

Antigamente, quando se tinha que reconhecer e mapear a área a ser construída a pé ou por meio de veículos diversos, essa tarefa primordial na edificação de imóveis tinha um alto custo. Hoje, com os drones isso fica mais simples e fácil por meio das fotos e vídeos de alta resolução e a própria abrangência que essas máquinas conseguem ter ao sobrevoar um local específico.

Não que técnicas consagradas de engenharia estejam caindo em desuso, mas certamente os drones otimizam esse processo por meio dos recursos que oferecem. É por essas e outras razões que vêm sendo cada vez mais aplicados em várias construções.

Supervisionamento da construção

Supervisionar uma construção geralmente exige a contratação de uma equipe especializada para isso e que deve ir até ao local pessoalmente para averiguar se está tudo dentro dos conformes e se os trabalhadores estão cumprindo suas funções. Essas visitas pontuais nem sempre são as mais eficazes e podem também ter um custo alto, já que demandará a contratação de pessoal e o pagamento das horas dos mesmos para essa função.

Drones podem acompanhar tudo de longe sem nem mesmo permitir que os trabalhadores percebam que estão sendo observados. Além do mais, dispensa a presença de veículos para percorrer toda a área da construção para supervisionar, ou de um extenso time de especialistas no local para fazer essa tarefa.

Experiência do cliente

Uma forma de as construtoras permitirem que os clientes vislumbrem como estão ou mesmo como serão as obras no futuro é por meio dos registros de fotos e vídeos feitos pelos drones. Materiais publicitários de excelente qualidade são produzidos por meio disso com trilhas sonoras, narrações e tudo mais o que for preciso para garantir uma ótima experiência ao cliente em uma tour 3D, por exemplo.

Com relativamente pouco é possível fazer muito atualmente com a utilização dos vários recursos tecnológicos disponíveis. Os drones certamente são um dos maiores exemplos disso e podem ser aproveitados para conquistar mais clientes no processo de vendas de imóveis.

Cuidados com a segurança

Realizar uma obra de forma eficaz e responsável exige diversos cuidados com segurança que não saem baratos para as construtoras. Inclusive, seguros diversos são contratos relativos a aspectos como:

  • acidentes com trabalhadores;
  • falhas na construção que podem exigir correções estruturais;
  • danos materiais gerais, seja por má utilização, seja por outros motivos quaisquer;
  • imprevistos como desastres naturais e demais questões fora de controle do empreendedor.

Os drones podem ajudar a vigiar melhor cada um desses pontos e verificar se os trabalhadores estão utilizando os equipamentos de segurança recomendados e atuando da forma correta, se não há defeitos na edificação e todos os outros aspectos já citados acima. Isso significa redução de custos e resultados superiores, já que por meio da eficiência dos drones se consegue otimizar todo esse processo.

Inspeção da obra

Fazer a inspeção da obra é outra tarefa que não é simples e nem sai barata para as construtoras. Averiguar como está o desenvolvimento da edificação, quais pontos ainda faltam ser concluídos e se o que já foi feito está dentro das boas práticas de construção e engenharia exige tempo, dinheiro e pessoal especializado para isso.

Não que os drones sejam capazes de substituir toda a mão de obra envolvida nessa tarefa, mas podem, sim, tornar esse procedimento mais eficaz e rápido com o auxílio das filmagens e fotografias em alta resolução feitas no local. Esse material coletado pode ajudar os profissionais competentes a avaliar como anda a obra e inspecionar melhor tudo o que está ocorrendo.

Como os drones vêm contribuindo para o setor?

Como você já deve ter percebido, uma das maiores contribuições dos drones para o setor é reduzir os custos e otimizar os resultados de uma construção. Isso vai desde a colaboração em aspectos técnicos até mesmo questões publicitárias e de marketing.

Essa facilitação permite que se pense nas edificações de forma mais estratégica e com um planejamento mais acertado. Afinal, diversos erros podem ser evitados com a ajuda dos drones ao mesmo em que fazem o devido acompanhamento da obra e ainda contribuem para a divulgação dos resultados.

Quais as vantagens de utilizar os drones na construção civil?

A utilização de drones na construção permite o uso mais inteligente dos recursos e consequentemente maior lucratividade ao propiciar uma experiência mais rica ao cliente, conforme explicamos em outro tópico. Todos esses quesitos agregam bastante valor à obra e fazem com que a construtora vislumbre outras formas de tocar os projetos.

A tecnologia tem transformado todas as áreas das nossas vidas, e quando o assunto é engenharia não é diferente. Ficar preso a velhos modelos pode significar um custo maior para a construção e resultados que não estarão alinhados com as melhores práticas contemporâneas. O uso de drones é uma delas, e as construtoras que se valem dessa vantagem só têm a ganhar em seus empreendimentos.

Como pode ver, essas máquinas têm um enorme potencial e isso já vem sendo aplicado em diversas edificações. Seja na supervisão da obra, do trabalho feito, no reconhecimento da área ou mesmo no registro para peças publicitárias, os drones têm sido uma verdadeira revolução nesse campo. É sempre bom conhecer as inovações presentes no mercado imobiliário, a fim de estar bem informado.

Se gostou de descobrir as vantagens e utilidades dos drones na construção civil, aproveite para compartilhar este post nas redes sociais e fazer com mais pessoas entendam a utilidade dessas máquinas.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER: