Envie uma mensagem
Fale
via chat
BLOG

Descubra tudo sobre financiamento direto com a construtora

01/07/2021
ASSINE NOSSA NEWSLETTER:

Buscar um apartamento para investir, principalmente se for o seu primeiro imóvel próprio, é um grande desafio. Entender como fazer isso, analisando o mercado imobiliário, as taxas de juros e as condições de financiamento, seja por meio de instituições financeiras, seja financiado direto com a construtora, pode gerar ainda mais dúvidas.

Por isso, selecionamos as principais informações que você precisa avaliar antes de realizar o negócio, descomplicando todo esse processo e destacando as formas possíveis de viabilizar a aquisição para realizar o sonho do imóvel próprio.

Financiamento direto com a construtora: o que é e como funciona?
Essa é uma das modalidades de financiamento. Ele é realizado diretamente e pode ser a melhor opção para quem deseja adquirir um imóvel na planta. Dessa forma, as incorporadoras oferecem condições especiais de negociação e, em contrapartida, realizam a venda de suas unidades mais rapidamente.

Por mais que seja diferenciado, com muitas vantagens ao comprador, o processo do financiamento direto com a construtora é semelhante ao dos bancos que oferecem financiamento imobiliário. Antes de liberar e aprovar o crédito, uma análise completa é realizada seguindo o passo a passo:

– Simulação de crédito pela construtora;
– Aprovação do crédito;
– Avaliação do imóvel;
– Entrega da lista e documentos pessoas e comprovantes de renda;
– Análise jurídica (caso não sejam identificadas restrições);
– Liberação do financiamento.

Prazos e juros
Esse também é um dos benefícios de realizar o financiamento diretamente com a construtora. Realizado por meio do Sistema Price, a negociação considera as taxas de juros e os índices INCC e IGP-M, ou de acordo com os parâmetros da própria construtora.

Em ambos, é possível avaliar todas as taxas e os prazos com maior transparência, comparando os cenários e facilitando a tomada de decisão a partir da proposta mais coerente à realidade do comprador.

Outro ponto importante é o período de pagamento. Em um financiamento direto com a construtora, o parcelamento pode ser negociado com um prazo de cinco a dez anos. Já para acordos com financeiras, essa estimativa pode chegar a 35 anos.

Momento para investir
Por falar em juros, lembramos que esse é um período apropriado para investir, já que a taxa Selic foi reajustada. Essa é a taxa de juros básica do Brasil que norteia o fluxo de mercado do país. Dessa forma, é utilizada como principal referência os bancos estabelecerem suas taxas de juros nas linhas de crédito imobiliário.

Ou seja, se você deseja comprar ou investir em um imóvel, é um momento favorável para encontrar as melhores ofertas. A diminuição da Selic é positiva para o financiamento, considerando que as financeiras estão operando no fluxo da redução de juros, tornando as negociações acessíveis.

E pagar à vista, vale a pena?
O pagamento à vista do empreendimento envolve uma análise minuciosa, desde as ofertas do mercado até a distinção entre as opções encontradas. Estudar todas as vantagens e desvantagens é o primeiro passo para tomar a decisão mais adequada à realidade.

Um dos principais pontos a considerar é o abatimento no valor devido a eliminação de juros. Por serem considerados custos significativos, eliminá-los do valor total pode ser muito atrativo e até determinante para concretizar um bom planejamento financeiro.

A escolha pelo pagamento à vista também reflete no orçamento familiar por um longo período, liberando o compromisso das parcelas mensais. Além disso, é possível otimizar os recursos para o pagamento de custos pós-compra, como impostos, escritura, decoração complementar e outros acabamentos personalizados.

Além disso, vale ressaltar o papel fundamental da incorporadora na análise de cada cenário, como no pagamento antecipado  da compra do imóvel na planta, em uma negociação à vista.

Com tantas perspectivas, o melhor a fazer para evitar uma decisão precipitada é analisar os cenários com todos os benefícios e desvantagens. Consultar os especialistas do empreendimento desejado também é algo importante a ser feito. Se você estiver em busca de uma opção que combina tecnologia, conforto e praticidade, o Joy com certeza será o seu novo endereço. Conheça seus  diferenciais e viva a alegria genuína!

 

 


ASSINE NOSSA NEWSLETTER: