Envie uma mensagem
Chat
online
Fale com um consultor
Fale via whatsapp
BLOG

Descubra 7 fatores de influência na valorização de imóveis

04/04/2019

Um dos grandes desafios do mercado imobiliário está em precificar algum imóvel, por conta dos vários fatores que interferem na valorização de imóveis. Alguns itens são comuns e até muito evidentes, mas existem outros que só são percebidos por pessoas que trabalham no ramo.

O ideal seria que todas as pessoas soubessem mais sobre esses aspectos, uma vez que o mercado imobiliário é um ramo tão valorizado aqui no Brasil. Assim, qualquer pessoa que tenha como objetivo o aluguel ou compra de um imóvel poderia concretizá-lo com um pouco de conhecimento sobre o tema e ter ciência se o preço cobrado vale o investimento.

Se você não está muito por dentro do assunto, continue por aqui e veja quais os principais aspectos que influenciam na valorização de um imóvel. Vamos lá?

Quais fatores influenciam na valorização de imóveis?

1. Localização

A localização do imóvel é considerada pelos especialistas e profissionais da área como o fator determinante, visto que propriedades que tenham metragem, acabamento, estilo e estruturas semelhantes vão ter preços distintos de acordo com o bairro em que está localizado. 

Esse fato acontece porque as regiões da cidade que são consideradas mais nobres serão mais visitadas e procurados, criando certa disputa pelos imóveis dispostos ali, independentemente de ser uma casa ou apartamento. Dessa forma, o preço em imóveis da zona sul tende a subir. As áreas centrais também são bastante procuradas, ocasionando em uma maior valorização de propriedades nessa área.

Porém, juntamente com a localização deve-se observar o potencial da área, o crescimento da cidade e para onde ela está direcionando. Se a compra do imóvel for para um investimento com um intuito de uma futura valorização, esses fatores vão acabar impactando, já que a tendência é que os centros urbanos cresçam cada vez mais.

2. Segurança

A segurança é um dos fatores mais priorizados pelas pessoas nos dias de hoje, pois morar em um lugar seguro é um fator indispensável. E infelizmente, nos grandes centros urbanos, o que temos notado é o crescimento da criminalidade e violência. Dessa forma, a segurança torna-se um aspecto que interfere na valorização dos imóveis.

Sendo assim, regiões com baixos índices de furtos, assaltos, sequestros, dentre outros crimes, são muito procuradas no momento de adquirir uma propriedade, o que gera mais valor por aquele bem. Assim como, se a região tem câmeras de monitoramento, assistência policial nas proximidades e cerca elétrica nos condomínios, por exemplo.

3. Estrutura

A estrutura do lugar também vai interferir muito na precificação da casa ou do apartamento. Esse item é visto de acordo com a existência de estabelecimentos que facilitam a rotina dos moradores da vizinhança, bem como alguns pontos que tornam o local mais propenso para a ocupação residencial.

Pode-se destacar a presença de supermercados, padarias, bancos, escolas, restaurantes, centros comerciais, academias, farmácias, dentre muitos outros, como parques, praças e academias de ginástica. Esse tipo de estrutura traz facilidade para o dia a dia ao realizar atividades rotineiras.

4. Acessibilidade

Nos grandes centros urbanos é muito comum a existência de um trânsito caótico, ainda mais em horários de pico. Dessa forma, regiões acessíveis, seja pela qualidade dos transportes públicos, seja pela proximidade das vias de acesso, são sinônimo de qualidade de vida e influenciam na valorização de imóveis.

Isso se deve ao fato de que esses lugares são bem mais procurados, porque ninguém quer morar em um local de acesso ruim e que demanda muitas horas gastas no trânsito. Portanto, vale ressaltar que também é preciso analisar os investimentos em obras e melhorias do transporte público do local, pois a melhoria pode vir com o tempo, para casos de aquisições de imóveis que buscam uma futura valorização do bem.

5. Condições do imóvel

As características internas do imóvel também vão influenciar nessa precificação, ou seja, as condições de uso e o bom estado de conservação das unidades contribuem para o valor do imóvel. Com isso, casas e apartamentos novos e com melhor estrutura serão mais procurados do que os imóveis usados e antigos.

Sendo assim, o acabamento interfere na valorização, bem como os materiais que foram utilizados para construção, visto que conferem mais durabilidade e menos necessidade de manutenções, reformas ou pequenos reparos. Imóveis de alto padrão que contêm artigos de primeira linha, como porcelanato, mármore e madeiras nobres costumam ser mais desejados e apresentam preços elevados.

6. Tecnologia

A tecnologia está presente em todo o lugar, facilitando cada vez mais a vida das pessoas, e isso não seria diferente em imóveis contemporâneos. Assim, esse é um dos aspectos que eleva a valorização de imóveis.

Alguns exemplos são portões eletrônicos na garagem e porta automática na portaria, que facilitam bastante a vida dos moradores e são itens essenciais em um condomínio, por isso a falta deles acaba desvalorizando o local.

Os empreendimentos de luxo vêm equipados com muitos itens tecnológicos, como circuitos internos de televisão com acesso a câmeras de segurança, elevadores codificados, monitoramento de visitantes, dentre outros aspectos que trazem uma maior automação residencial e segurança, valorizando muito mais os apartamentos.

7. Vista

A vista é outro fator responsável pela valorização de um imóvel. Há sempre a busca pela sensação de olhar pela janela e ver uma vista ampla, bonita e bem diferente da cidade ao seu redor. Então, apartamentos que possibilitam isso são bem mais atraentes para as pessoas.

Aqueles imóveis que também são agraciados pela luz solar chamam a atenção, já que a iluminação natural traz mais equilíbrio para o ambientes da casa e colabora para a salubridade, além de proporcionar uma maior economia de eletricidade durante o dia.

Por fim, vale ressaltar que, esses são os principais itens que influenciam na valorização de imóveis para aluguel ou compra e venda, e são analisados pelos profissionais do mercado. A presença desses aspectos atrai os olhares de compradores ou investidores em potencial, que querem desfrutar desses benefícios e acabam aumentando a procura.

Gostou de aprender um pouco mais sobre os fatores que interferem na valorização de imóveis? Se ficou interessado, conheça os nossos serviços entrando em contato com a Construtora Sudoeste e ajudaremos naquilo que você precisar!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER: