Envie uma mensagem
Chat
online
Fale com um consultor
Fale via whatsapp
BLOG

Conheça o bairro Funcionários em BH!

03/04/2019

Está procurando algum lugar para investir e ainda não achou uma boa opção? O bairro Funcionários, em Belo Horizonte, é uma ótima ideia para quem deseja comprar imóveis.

Ideal para quem quer investir em imóveis de luxo, o bairro oferece diversas opções de alto padrão para todos os gostos. Mesclando uma arquitetura tradicional e moderna, o Funcionários está sempre entre as primeiras opções de quem procura apartamentos para comprar.

Presente desde a fundação da cidade, o bairro conquista todos que o conhecem. Quer saber mais sobre o Funcionários? Continue a leitura e entenda porque você deve investir nesse lugar!

Qual é a sua história?

A capital mineira foi fundada no final do século XIX e antes de se chamar Belo Horizonte, fazendo alusão às belas montanhas que formam a geografia de Minas Gerais, era conhecida como Curral Del Rey. Ao final desse mesmo século, ela se tornaria a sede do governo estadual.

O Funcionários foi criado com o intuito de abrigar os funcionários públicos que iriam trabalhar no governo do estado. Essa área era específica para esses trabalhadores e, já em seu início, 200 casas foram construídas.

O bairro abrigava os trabalhadores de todos os níveis. Assim, as casas eram classificadas da letra A até a F, sendo que as casas que pertenciam à primeira letra eram destinadas aos indivíduos de baixa graduação, enquanto as da última letra pertenciam aos diretores e desembargadores.

Com o crescimento do bairro, os casarões tiveram a sua arquitetura baseada na Art Nouveau, a que estava em alta nas décadas de 1920 e 1930. As construções eram marcadas pelas formas irregulares e mais curvadas.

Já na década de 1940, os casarões em estilo neoclássico chegaram à localidade, com colunas mais imponentes. Foi nessa época que a região começou a crescer. E, a partir da década de 1980, esses casarões deram lugar aos edifícios.

Quais são as características principais do bairro?

O Funcionários fica na região centro-sul de Belo Horizonte. Dessa forma, os moradores conseguem desfrutar da proximidade com o centro da cidade e, ainda assim, permanecer em uma região tranquila. A geografia local é marcada por morros, o que não se diferencia muito do resto da cidade. Além disso, as ruas são largas e oferecem diversas sombras devido às árvores plantadas nas calçadas.

A área da região corresponde a 194,33 hectares, sendo que os bairros vizinhos são o Serra, o Lourdes, o São Lucas, o Sion, o Cruzeiro, o Santa Efigênia e o Mangabeiras. Além disso, as principais vias de acesso são as Avenidas Contorno, Afonso Pena, Cristóvão Colombo e Getúlio Vargas.

Quais são as opções de lazer?

Além de ser uma ótima opção de lugar para viver, o bairro dispõe de diversas atrações culturais e os moradores não precisam ir muito longe para conseguir curtir os eventos. Para quem gosta de passeios, o circuito cultural da Praça da Liberdade é uma ótima opção.

Nesse ciclo, 13 instituições podem ser visitadas no bairro:

  • Arquivo Público Mineiro: esse espaço guarda todos os documentos do estado desde o período colonial;
  • Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa: oferece o acesso a mais de 130 mil obras literárias, que variam de leitura informativa à literária;
  • Casa Fiat de Cultura: esse espaço recebe mostras de artistas nacionais e internacionais. Aberto gratuitamente à toda a comunidade, os visitantes de todas as idades têm a oportunidade de apreciar as obras;
  • Centro Cultural Banco do Brasil: inaugurado em 2013, o CCBB recebe diversas mostras de cinema, artes visuais e apresenta shows de músicas e programas educativos;
  • Espaço do Conhecimento UFMG: esse centro tem como objetivo unir ciência, cultura e arte, de forma que o conhecimento não seja apenas passado, mas também que haja a produção de conhecimento. Aberto a toda a comunidade, a entrada inteira custa R$ 6 e a meia R$ 3;
  • Palácio da Liberdade: a sede histórica do governo do estado de Minas Gerais é um dos principais cartões postais da cidade e está aberto à visitação durante a semana.

Esses pontos de turismo fazem parte do circuito da Praça da Liberdade. No entanto, eles não são os únicos disponíveis. Confira outras opções:

  • Museu das Minas e dos Metais: esse museu exibe a história da mineração e da metalurgia, que fazem parte do crescimento do estado.
  • Museu Mineiro: o casarão do final do século XIX, o mesmo período da criação da capital, exibe o seu acervo de mais de 3 mil peças, dentre eles, objetos de arte sacra e barroco.

Além desses pontos culturais, o que não pode deixar de ser levado em conta é a culinária mineira. Conhecida como a cidade dos bares, os moradores do bairro estão em uma localização privilegiada que dispõe de diversas opções de bares e restaurantes.

Por que investir em um imóvel no Funcionários?

Quem está procurando um investimento de alta qualidade não pode deixar de conhecer o Funcionários. No entanto, muito além do imóvel, é preciso avaliar outros pontos, que se relacionam com o entorno lugar.

Para isso, separamos uma lista do que você não pode deixar de conhecer:

Localização

Realizar investimentos no Funcionários significa que os moradores terão o maior conforto de morar em um bairro tradicional, de alto padrão e, ao mesmo tempo, ter a proximidade com o centro.

Qualidade dos imóveis

Os grandes casarões do bairro deram espaço a prédios de alto luxo na cidade.

Bairros vizinhos

O bairro está na região centro-sul, que leva a uma ampla proximidade com os principais bairros da cidade. Além disso, escolas tradicionais e faculdades estão lotadas nesse bairro.

Comércios locais

A região é um pólo comercial e econômico, oferecendo as mais diversas opções de serviços são variados e amplos.

Todos esses fatores influenciam na hora de fazer o investimento. Por isso, é importante que esses itens sejam observados. Os imóveis zona sul são investimentos a longo prazo e o metro quadrado da região é um dos mais valorizados da cidade.

O bairro é uma ótima opção de investimento para quem deseja comprar apartamentos de alto nível. Com diversas opções de atividades culturais, comerciais e de moradia, que morar nessa região terá toda a comodidade perto de casa.

Mesclando tradição com modernidade, investir nesses apartamentos padrão no Funcionários pode gerar um ótimo retorno. Gostou do nosso texto? Quer conhecer mais sobre os apartamentos na região? Confira nosso site e saiba mais sobre os imóveis disponíveis.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER: