Envie uma mensagem
Chat
online
Fale com um consultor
Fale via whatsapp
BLOG

Conheça as vantagens de adquirir um apartamento na planta

13/09/2019
ASSINE NOSSA NEWSLETTER:

A compra do primeiro imóvel é um momento muito esperado e planejado na vida da maioria das pessoas, e é durante esse processo que surgem diversas dúvidas que envolvem decisões muito importantes. Os compradores se questionam sobre a região mais segura para morar, fazer ou não um financiamento e, uma das escolhas mais importantes, comprar um apartamento na planta ou pronto.

Existem diversas vantagens que englobam essa compra de apartamento na planta e que fazem muitas pessoas optarem por essa alternativa, seja para um projeto de vida, seja para fazer algum investimento. E essa opção acaba sendo o caminho mais apropriado para quem não pretende se mudar imediatamente ou não tem todo o dinheiro necessário para a compra.

Se você não conhece muito dos benefícios de comprar um apartamento na planta, continue por aqui para ver um pouco mais sobre o assunto, além de entender melhor como funciona esse processo de aquisição de imóveis e como buscar por uma empresa adequada para lhe ajudar! Vamos lá?

O que é a compra de um apartamento na planta?

A compra de um apartamento na planta é feita, geralmente, quando o projeto do empreendimento ainda está literalmente na planta ou durante a construção. Ou seja, você não vai adquirir um imóvel pronto, e dessa forma surgem muitas vantagens a respeito dessa aquisição, como um preço bem mais em conta se comparado a um apartamento já construído e a grande possibilidade de valorização.

Sendo assim, a compra de um apartamento na planta é toda feita antes do fim da construção, então, o comprador consegue acompanhar a obra, ver detalhes das unidades que estão sendo construídas, dentre outros aspectos.

Como encontrar uma boa construtora?

Como essa aquisição de um imóvel na planta se baseia basicamente na compra de uma promessa, visto que o empreendimento ainda não foi construído, é muito importante que você faça o negócio com uma empresa idônea e de confiança, que vai garantir um bom serviço e a entrega das unidades.

Portanto, busque por uma companhia que ofereça esse tipo de serviço e que já seja consolidada no mercado da construção civil. Dessa maneira, você garante a realização de um bom negócio, podendo desfrutar de todas as vantagens que um imóvel na planta pode trazer.

Afinal, quais os benefícios de comprar um apartamento na planta?

Possibilidade de personalizar o imóvel da maneira desejada

Primeiramente, como você negociará um apartamento que ainda não foi construído, existe a possibilidade de acompanhar o projeto desde o início. Sendo assim, é possível que o comprador ou investidor personalize alguns detalhes do imóvel, da forma que ele preferir.

Geralmente, algumas construtoras permitem que os compradores escolham a posição e disposição de algumas paredes, assim como materiais para o acabamento que sejam de sua preferência, tanto para revestimentos cerâmicos, porcelanato e peças sanitárias, até mesmo para pintura das paredes, lustres e itens do projeto de iluminação.

Essa opção é muito vantajosa, visto que muitas pessoas têm que realizar algumas reformas no apartamento quando compram ele pronto, para se adequar ao gosto e às necessidades. Então, quando a unidade ainda está sendo construída, fica bem mais fácil fazer essas mudanças de acordo com aquilo que você quer.

Tempo maior para economizar recursos

O apartamento na planta traz uma das vantagens mais desejadas por investidores do mercado imobiliário, que é ter tempo suficiente para planejar todo o pagamento do imóvel. De acordo com a variação do INCC (Índice Nacional de Construção Civil), o comprador deve quitar durante a fase de construção 30% do valor total do imóvel. Os outros 70% serão parcelados depois da entrega das chaves.

Sendo assim, você conseguirá ter bastante tempo para planejar um financiamento ou algum investimento que vai lhe trazer o recurso necessário para pagar mensalmente a quantia relativa às futuras parcelas da aquisição, reduzindo bastante as chances de ficar inadimplente.

Ainda mais considerando que um apartamento na fase da construção é bem mais barato do que um que já esteja pronto, então, o investimento total, de certa forma, já é bem mais vantajoso para o seu orçamento.

Em alguns empreendimentos maiores, é possível ter muito mais tempo para esse planejamento, já que a construção vai demorar mais. É o período necessário para economizar e se preparar para o pagamento.

Grande potencial de valorização

A chance de valorização do imóvel depois de pronto é outra grande vantagem de comprar um apartamento na planta. Nesse caso, o comprador negociará mais barato por uma unidade que ainda se encontra na fase de construção e ganhará um patrimônio no final, que poderá lhe render até 50% a mais do valor que ele investiu.

Essa valorização se dá por diversos aspectos, dentre eles a localização do imóvel, que tende a valorizar com o tempo, os materiais e equipamentos mais modernos que serão utilizados e também o fato de ser uma construção totalmente nova.

Processo de compra bastante seguro

Como a compra de um apartamento envolve uma promessa, o processo de aquisição segue toda uma questão burocrática necessária que visa garantir a segurança do comprador e também da construtora durante a negociação.

Todo o processo de regularização do imóvel acontece durante a construção, onde o comprador pode acompanhar tudo de perto, estando ciente do que está fazendo. Ele vai poder verificar toda a documentação do projeto, desde os detalhes da planta e da maquete até o memorial descritivo que traz especificações importantes sobre o empreendimento.

Então, desse modo, é um processo bastante seguro que visa o bem de todas as partes envolvidas na negociação.

Construção de um patrimônio duradouro

Um apartamento na planta é um investimento para a vida toda, portanto, pode ser considerado como a compra de um patrimônio duradouro, que você poderá deixar para os seus filhos e netos. Então, é muito importante escolher um bom empreendimento e uma construtora séria que lhe garantirão bons frutos a partir daquele dinheiro que está investindo.

Por fim, vale ressaltar que é muito importante que, como em todo o processo de compra e venda no mercado imobiliário, o comprador pesquise antecipadamente sobre todas as possibilidades que envolvem a aquisição do imóvel, e com um apartamento na planta não seria diferente.

Ou seja, pesquise, conheça e avalie com bastante cuidado todos os detalhes que vão envolver a negociação, para garantir a realização de um bom negócio.

O que achou do nosso conteúdo? Conseguiu entender um pouco melhor sobre os benefícios de comprar um apartamento na planta? Ficou interessado em ver mais assuntos como esse? Então siga as nossas redes sociais para continuar nos acompanhando. Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn, YouTube e Twitter

ASSINE NOSSA NEWSLETTER: