Envie uma mensagem
Chat
online
Fale com um consultor
Fale via whatsapp
BLOG

Conheça 4 habilidades que um investidor imobiliário deve ter!

07/06/2019
ASSINE NOSSA NEWSLETTER:

Você sabe o que é necessário para ser um investidor imobiliário? Há características ideais e algumas habilidades que determinam se uma pessoa é ou não uma boa investidora. É importante desenvolver algumas delas para poder fechar bons negócios envolvendo o investimento em imóveis.

Existem aqueles investidores empolgados e otimistas, já outros, são mais realistas e têm a consciência de que não basta apenas querer, é fundamental conhecer as articulações do mercado imobiliário. Porém, não existe uma fórmula em si, apenas habilidades que podem fazer toda a diferença.

Se você tem a intenção de atuar no mercado imobiliário, mas não sabe como um investidor deve proceder, continue a leitura e conheça um pouco sobre as principais competências que garantem negócios bem-sucedidos. Vamos lá?

Quais as habilidades necessárias para um investidor imobiliário?

Muita gente sonha em investir para ganhar algum retorno financeiro que garanta certa qualidade de vida, ainda mais se o valor aplicado for mais elevado. E uma ótima possibilidade, é a aquisição de imóveis, porque além de ser um excelente investimento, adquirir uma casa é um sonho pessoal da maioria dos brasileiros.

Os imóveis trazem a possibilidade de uma locação, em que o investidor tem uma renda fixa com as mensalidade do aluguel, ou então uma possível venda futura, onde é possível obter bastante lucro por meio da valorização do imóvel.

Porém, para que essa ação tenha êxito é necessário ter algumas aptidões específicas de um investidor. Para atingir o status de mestre dos investimentos é necessário percorrer um longo caminho, que envolve aprender conceitos, buscar experiências e atentar às melhores oportunidades.

Como em todos os setores do mercado, para ser um bom investidor é importante ter dedicação, estudo e tempo de sobra, para poder escolher bons empreendimentos e saber como alocar o dinheiro. Afinal, o objetivo principal nessa modalidade é ver a sua aplicação se multiplicando e trazendo retorno.

Dessa forma, para garantir uma melhora na qualidade de vida e obter lucro, investir em imóveis é uma excelente alternativa, porém exige certas qualidades do investidor. Veja a seguir quais são elas.

1. Resiliência

Uma das principais habilidades de um investidor imobiliário é a resiliência, que é a capacidade de se reerguer facilmente ou se adaptar às mudanças e à má sorte. Isso se deve ao fato de que, o mercado imobiliário é um setor instável e já passou por muitos altos e baixos.

Quem acompanha a área há mais tempo já conhece e teme os grandes colapsos da economia, visto que eles impactam bastante no ramo dos imóveis. Sendo assim, é essencial que o investidor tenha certa frieza para passar por esse momento e consiga se adaptar, para que seus negócios não se transformem em problemas.

Um negócio pode passar por recessões e recuperações, portanto tenha preparo e esteja bem informado, para não tomar atitudes precipitadas e no desespero, que atrapalham o seu investimento.

Sendo assim, é importante que um bom investidor desenvolva conhecimentos, técnicas e se permita perder e aprender com o erro e, a partir disso, conseguir se reerguer, sempre aguardando as flutuações em médio e longo prazo. Uma atitude precipitada em um mercado em recessão pode comprometer os seus ativos.

2. Informação

Um bom investidor é alguém que tem conhecimento necessário daquilo em que ele está atuando e se mantém bem informado sobre o assunto. É preciso que ele esteja atualizado e ciente sobre as movimentações do mercado imobiliário, de modo a ser possível identificar oportunidades, para poder ajustar as escolhas e render seus ganhos.

O investidor também deve estar sempre buscando um aprendizado e novas informações para saber qual o momento certo de investir. Dessa forma, leia muitos livros, participe de cursos, palestras e fique atento com as mudanças do mercado econômico não só no Brasil, mas como no mundo todo.

3. Autoconhecimento

Outro ponto importante para ser um bom investidor é entender o seu perfil. Os investidores iniciantes esperam mais tempo para repassar a propriedade adquirida e focam apenas em um imóvel como centro do investimento. 

Já os grandes investidores adquirem diversos imóveis de uma só vez, podendo ser usados, projetados na planta ou que estejam em construção. Eles costumam passar a propriedade em um tempo mais curto e, assim, obter seu retorno financeiro.

Para isso, é necessário que você entenda o seu perfil como investidor para poder saber onde e como atuar. Quando a pessoa é mais segura do seu dinheiro e não gosta de correr riscos, ela não se enquadrará em um tipo de investidor mais arrojado que arrisca e realiza vários investimentos de uma vez, ela vai focar apenas em um para obter sucesso.

Agora, se o objetivo for ter um retorno mais rápido e não tiver medo dos riscos do mercado, você se torna um grande investidor, pois vai atuar em diversas vertentes do ramo imobiliário, sempre se arriscando para tentar realizar as melhores negociações.

4. Organização

Os investimentos em imóveis tem a fama de serem mais seguros que outras aplicações financeiras. Porém, essa segurança não existe se não for conciliada com um bom planejamento e organização da parte do investidor.

Ele deve ter a capacidade de gerenciar as suas decisões, para não atrapalhar o investimento. Por isso, é preciso planejar bastante, ter consciências das suas condições financeiras antes de investir, conhecer o mercado em que está atuando e identificar se aquela oportunidade é boa ou não.

Para realizar um bom e organizado planejamento é importante que o investidor tenha uma boa visão, sabendo controlar e realizar ações ágeis e bem estruturadas. Não vai ser a carteira de imóveis ou o capital investido que vai fazer a diferença e, sim, a forma com que o planejamento se alinha.

Por fim, vale destacar que há grandes benefícios para quem investe no mercado imobiliário, porque além de ser um negócio bastante seguro, existem grandes chances de valorização, ou seja, é sempre certo que você terá um bom retorno e valor de revenda maior do que aquele que você pagou pela compra.

E aí, gostou de aprender um pouco mais sobre as principais habilidades de um investidor imobiliário? Ficou interessado em ver mais assuntos como esse? Então, aproveite e descubra quais são os bairros mais rentáveis para se investir em BH!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER: