Envie uma mensagem
Chat
online
Fale com um consultor
Fale via whatsapp
BLOG

Confira 6 dicas essenciais de decoração para imóveis menores

20/05/2019
ASSINE NOSSA NEWSLETTER:

Se você vem buscando dicas de decoração para imóveis menores e ainda não encontrou quais direcionamentos seguir para fazer isso da melhor forma, fique tranquilo, pois nesse post vamos destrinchar as melhores opções.

Afinal, o fato do imóvel ser compacto não impede que ele seja bonito e confortável, desde que se saiba aproveitar o espaço de maneira otimizada, a fim de extrair o máximo do que a moradia pode oferecer aos residentes.

Com as dicas a seguir, será possível alcançar essa excelência e fazer com que o imóvel seja um surpreendente espaço de acomodação. Continue lendo e confira! 

1. Invista em cores claras 

Pense: cores escuras dão a sensação de aperto e clausura, e obviamente só agravam a percepção de limitação de espaço no imóvel. Por isso, cores claras se tornam a melhor opção devido ao toque de leveza e amplitude que dão à casa, refletindo de forma eficaz a luz solar e ajudando a consolidar um ambiente mais aberto e acolhedor.

Considere ainda que você não precisa ficar preso ao branco, podendo investir em tons pastéis para trazer claridade à moradia. Conhecer alternativas é importante para diferenciar o seu imóvel e fazer com que ele seja ainda mais valorizado.

2. Prefira o conceito de ambiente mais aberto

Se as dimensões da habitação já são restritas, então não há porque encher o espaço de móveis e adornos que só complicarão a passagem de pessoas por ali e até mesmo a circulação de ar. Imagine, por exemplo, um apartamento pequeno e repleto de objetos. Certamente ficará abafado e com uma sensação de calor que poderá ser insuportável em dias mais quentes.

Tendo consciência disso, e deixando o ambiente mais aberto, você evita que seja necessário o uso de ar-condicionado, instalação de ventiladores e outras soluções que visem diminuir esse problema.

Uma boa pedida é utilizar móveis de bordas arredondadas e limitar o tamanho do sofá até três assentos, podendo complementá-lo com pufes e almofadas por perto. Dessa forma, a passagem pelo imóvel fica livre e não se corre o risco de o tempo todo trombar em um objeto ou outro por falta de espaço. É a partir de soluções simples e lógicas como essa que você conseguirá configurar a moradia de forma satisfatória.

3. Aposte em móveis planejados

Outra forma de decorar habitações menores de forma eficiente é apostando em móveis planejados. A utilização de estantes, gavetas e outras formas de armazenar objetos e enfeitar a casa, sem necessariamente precisar reservar um espaço extra para isso, é algo que ajuda bastante e que resolve essa limitação sem precisar de soluções difíceis e mirabolantes.

Uma alternativa que tem sido muito usada nesse sentido, é colocar uma estante vazada que divide o espaço sem bloquear a visão do outro lado. Assim, ao mesmo tempo que se cria um novo cômodo no imóvel, não se deixa de aproveitar a visão e o espaço do outro aposento. É uma divisão que não ocupa espaço e que ainda dá a sensação de amplitude em seu imóvel.

Considere também suportes de televisão que são giratórios e que podem ser usados nesse espaço para ambos os cômodos criados a partir da colocação de uma estante vazada. Além de dar um tom de sofisticação, traz praticidade, fazendo com que seu imóvel fique ainda mais atrativo e valorizado. Pense nisso.

4. Faça uso de espelhos

Essa é uma das estratégias mais certeiras quando estamos falando de decoração para imóveis menores: fazer o uso de espelhos. As razões para isso têm a ver tanto com a sensação de amplitude que eles trazem à moradia — já que refletem as dimensões do lar gerando a sensação de maior espaço — quanto com o reflexo da luz solar dentro do imóvel, deixando o ambiente ainda mais agradável por meio dessa solução simples.

Muitos pensam que isso somente é possível por meio da utilização de grandes espelhos colocados sobre a parede — é verdade que essa alternativa deixa o imóvel mais elegante e diferenciado — porém também aplica-se bastante a colocação de espelhos menores no mesmo ambiente para gerar esse efeito de amplitude. O segredo é se valer do bom gosto e não exagerar nessa solução, encontrando os pontos estratégicos que darão um aspecto leve e agradável à decoração.

5. Use portas corridas

Você já parou para pensar que portas comuns ocupam espaço? Afinal, em um imóvel de dimensões restritas, se você deixa uma porta aberta na entrada da cozinha, por exemplo, ela já limita bastante a utilização do cômodo e até mesmo uma refeição em família ou um encontro entre amigos. Nessas horas, portas corridas são a melhor solução já que não ocupam espaço e deixam o vão livre para a passagem de pessoas e para a utilização do local com total liberdade.

6. Unifique cômodos

Lembra da nossa dica sobre utilizar estantes vazadas? Pois bem, elas funcionam ainda melhor se você puder derrubar paredes e unificar de forma definitiva alguns cômodos do seu imóvel. Há quem una sala com quarto, cozinha com sala e área da máquina de lavar com cozinha. Não existem regras, e você pode pensar nas melhores alternativas que funcionem de forma adequada para o seu imóvel.

Abrindo espaço você também gera um leque de soluções em decoração. Afinal, o que ficaria mais bonito em um imóvel típico, com os cômodos divididos tradicionalmente por paredes, pode não ficar tão bom com a unificação dos espaços. Você perceberá que a lógica muda e você passa a ter mais opções na hora de decorar o seu imóvel, podendo, inclusive, apostar em soluções mais ousadas.

Em vista de tudo isso, é completamente possível criar um espaço aconchegante, confortável e valorizado por meio da utilização correta das dimensões da habitação. Muitas vezes, por falta dos direcionamentos corretos, diversos proprietários encontram dificuldade no momento de conseguir essas alternativas. Agora que você tem as informações certas, poderá fazer isso sem maiores obstáculos e alcançar os resultados que tanto vem buscando para o seu imóvel.

Se gostou de conhecer essas 6 dicas essenciais de decoração para imóveis menores, aproveite para assinar nossa newsletter e continuar por dentro do melhor conteúdo sobre o mercado imobiliário.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER: