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Como praticar ioga no apartamento e garantir mais bem-estar

10/06/2021
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A pandemia transformou os hábitos de muitas pessoas, em diversos níveis. Entre tantas mudanças na rotina, é cada vez mais recorrente a busca pela prática de exercícios sem sair de casa. 

Seja qual for a escolha, as pessoas almejam o alívio de tensões que a rotina agitada provoca, buscam o equilíbrio entre as atividades do dia a dia, além de priorizarem a saúde física e mental.

Por isso, selecionamos algumas dicas para quem deseja se exercitar em casa, praticar ioga e dedicar um espaço especial no apartamento para manter uma rotina mais saudável e garantir mais bem-estar. Vamos lá?!

Praticando no apartamento
Devido ao aumento da procura e do número de praticantes, existem diversos profissionais dispostos a auxiliar quem está começando, muitas vezes de maneira remota mesmo. Então, se você está no início, não se preocupe e não desanime. As posições mais simples já promovem benefícios significativos, perceptíveis nas primeiras práticas. 

Para começar, organize o ambiente e confira essas dicas: 

Local silencioso: é fundamental escolher o lugar mais silencioso do apartamento porque o ioga é uma prática de bem-estar, que contempla o físico e o mental. Como trabalha a respiração e os movimentos, requer concentração durante toda a atividade. Para auxiliar, você também pode utilizar playlists focadas em ioga e meditação para inibir os sons de trânsito da rua.

Móveis: como a prática demanda a variação de movimentos corporais, é necessário evitar fazer os exercícios próximo aos móveis. O ideal é afastar tudo que possa impedir a execução completa da atividade e desconcentrar o praticante. Quinas, pontas de mesas e partes mais salientes merecem uma atenção especial.

Clima favorável: além de escolher aquela playlist especial para a prática, você também pode garantir um ambiente mais relaxante com aromas de incenso ou difusão de óleos essenciais, com pedras, cristais e uma iluminação indireta, natural ou de velas aromáticas.

Amortecimento: uma das coisas mais importantes para o sucesso da sua prática é escolher bem o tapete que ajudará a amortecer o seu corpo contra o piso. Há quem utilize toalhas mais grossas ou tapetes normais, mas o ideal é usar o tapete indicado para a prática, já que o seu material é antiderrapante e mais seguro.

Recursos de apoio: é comum que os iniciantes da prática ainda não tenham todos os acessórios indicados para alguns movimentos. Por isso, é possível usar toalhas de rosto como straps (acessório de ioga para auxiliar no alongamento), cobertores e mantas bem enroladas como bolsters (suporte específico para posturas restaurativas), além de livros grossos substituindo os blocos indicados para alcançar algumas posições e manter a estabilidade, o alinhamento e a respiração corretos.

Meditação: para complementar os benefícios proporcionados pela prática e experimentar um pouco mais de tranquilidade, você pode finalizar o exercício sentando no chão, mantendo a postura ereta ou apoiado em alguma almofada ou banco confortável. O fundamento da meditação não é “se livrar” dos pensamentos, mas deixar que eles cheguem sem se apegar. Para auxiliar, escolha meditações guiadas como alternativa para iniciar o hábito. 

Simples, né? São dicas especiais que podem motivar a mudança de hábitos, independente do tamanho do apartamento. Então, escolha agora mesmo o cômodo que abrigará o espaço para a prática de ioga e viva com muito mais bem-estar e qualidade de vida. 


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