Envie uma mensagem
Chat
online
Fale com um consultor
Fale via whatsapp
BLOG

Centro-sul de Belo Horizonte: conheça os benefícios de investir nessa região

17/10/2019
ASSINE NOSSA NEWSLETTER:

A capital de Minas Gerais é uma das cidades com maior qualidade de vida do Brasil. Com o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) em 0,810, Belo Horizonte consegue superar muitas outras cidades do país quando o assunto é educação, renda e longevidade da população.

Mas, para enxergar as vantagens de morar nessa capital boêmia, nem é preciso recorrer tanto a dados: basta conferir como certos locais, descritos como os melhores para se viver em BH, conseguem atender às demandas e necessidades dos moradores e visitantes com maestria. Uma das regiões que se destacam quando o assunto é alto padrão de vida é a Centro-sul de Belo Horizonte, na qual encontramos vários bairros famosos, como Lourdes, Funcionários, Centro e Santo Agostinho.

Se você é um investidor e está à procura de uma nova região para comprar imóveis, o Centro-sul é perfeito para você. E provaremos isso neste post!

Além de mostramos os principais benefícios de investir na região e qual é o seu potencial de valorização, também vamos explicar os principais diferenciais dos seus bairros e por que você deve fechar uma parceria com a Construtora Sudoeste para realizar seus investimentos no ramo imobiliário. Boa leitura!

Por que investir na região Centro-sul de Belo Horizonte

Apesar de Belo Horizonte ter várias regiões excelentes para se viver, a Centro-sul se destaca em diversos aspectos — e, como investidor, é importante ficar atento a eles, afinal, estamos falando da região que reúne os melhores bairros da capital.

Variedade, comodidade e eficiência: essas são algumas das principais características dessa área. Além de oferecer diferentes locais de lazer, tanto diurnos quanto noturnos, também tem ensino de alto nível, ótimas soluções de comércio e, principalmente, imóveis de alto padrão.

Outro ponto relevante para ser destacado é a quantidade de árvores e jardins espalhados pelos principais bairros, servindo de contraste com toda a área urbana. Os parques e praças públicas também não ficam para trás! A maioria dos turistas que vêm para capital boêmia a passeio fica encantada com a beleza natural desses ambientes.

Os serviços dos bairros no Centro-sul são extremamente eficientes, fazendo com que os moradores possam suprir as suas necessidades sem se deslocar para outras áreas da cidade.

O investimento nessa região é uma das melhores estratégias para quem quer retornos significativos no mercado imobiliário. O foco na qualidade de vida dos moradores é motivo de atração para muitas pessoas que desejam comprar o imóvel dos sonhos para morar.

Principais bairros da região Centro-sul de Belo Horizonte

Centro

Localizado na regional Centro-sul, o Centro, conhecido como coração de Belo Horizonte, tem um caráter tanto comercial como residencial. De acordo com o Censo IBGE, mais de 16.199 pessoas moram nessa região, considerada a mais movimentada e diversificada da capital.

O Centro não apenas chama atenção pela sua variedade de restaurantes, bares e lojas comerciais, como também pela sua importante arquitetura, repleta de monumentos históricos que caracterizam a cidade e pontos turísticos extremamente populares — tais como o Mercado Central e o Parque Municipal Américo Renné Giannetti.

Por estar repleta de opções de lazer, hospitais, comércios e escolas, o Centro é um dos melhores lugares para quem deseja mais praticidade no dia a dia.

Santo Agostinho

Santo Agostinho é um bairro composto por parte da classe média-alta e classe alta de Belo Horizonte. Com uma localização privilegiada, a região é delimitada pelas avenidas Olegário Maciel, Amazonas e Contorno, formando um triângulo logo abaixo da famosa Praça Raul Soares.

Os edifícios residenciais de alto padrão, a proximidade com hospitais, a forte presença de comércio e o circuito cultural, com casas de show e bares, tornaram a região uma das mais cobiçadas da capital mineira.

Há, ainda, a presença de edifícios importantes para a história da cidade, como: a sede regional do Banco Central, o prédio do Crea-MG, Edifício JK e a Assembleia Legislativa. Essa região é ideal para quem está procurando conforto e qualidade de vida em um bairro de luxo.

Lourdes

A região do Lourdes tem uma alta taxa de investimento em imóveis, além de pessoas interessadas em aproveitar de seus principais pontos de lazer. E não é para menos! As ruas largas e arborizadas, grandes jardins em frente às residências, a arquitetura e a localização privilegiada tornam o bairro um dos mais valorizados da cidade mineira.

Localizado nos arredores do Centro, Savassi, Santo Antônio, Cidade Jardim e Santo Agostinho, tem imóveis que passam de R$ 3,5 milhões de reais, focando em edifícios para a classe alta de Belo Horizonte.

Graças à sua excelente localização e ao investimento em qualidade de vida, atualmente, o Lourdes é considerado um bairro de alto padrão, abrigando tanto pequenos empreendimentos, como grandes edifícios com espaços corporativos.

Há, também, excelentes restaurantes premiados, como Marília Pizzaria, Maria de Lourdes Chopperia e Taste Vin, famosos por conquistarem até as pessoas mais exigentes.

Funcionários

Fundado em 1896, ou seja, antes mesmo da capital, o Funcionários foi desenvolvido com o objetivo de oferecer um lar aos funcionários públicos durante a construção da nova sede de Minas Gerais — transferida da cidade de Ouro Preto, na época.

Hoje em dia, embora tenha mais de 8.800 habitantes, o bairro não tem o foco residencial. A presença de casas noturnas, restaurantes, hotéis e pontos turísticos, como a Praça da Liberdade, chama a atenção não apenas de pessoas de outras regiões da capital, como também de turistas que querem conhecer o melhor de Belo Horizonte. Vale ressaltar que os antigos casarões também deram espaço para apartamentos de alto padrão.

Avenidas importantes, como Brasil, Afonso Pena, Cristóvão Colombo e do Contorno, atravessam o Funcionários, servindo como ponto de ligação com outros locais da cidade.

Mangabeiras

O Mangabeiras é mais um bairro nobre da capital dedicado à classe alta. A região é famosa pela presença do Parque das Mangabeiras, uma das maiores e mais bonitas áreas verdes da cidade e considerado o segundo maior parque ambiental de ambiente urbano no Brasil.

Além da observação da mata nativa, esse espaço ecológico dá a oportunidade para que os visitantes façam trilhas, participem de shows e teatros, aproveitem os quiosques etc.

A região ainda oferece uma vista privilegiada do Mirante das Mangabeiras, considerado uma das melhores vistas da cidade, e da Praça do Papa, local ideal para fazer um piquenique com amigos e familiares.

O Mangabeiras foi fundado na década de 60 e tem como limites a Serra do Curral, a Avenida dos Bandeirantes, o Parque dos Mangabeiras e a Avenida das Agulhas Negras.

Potencial de valorização da região

A valorização de uma casa ou apartamento envolve uma série de fatores, além da busca mais ou menos recorrente de pessoas interessadas no imóvel em questão. Critérios como localização, infraestrutura, segurança local e a acessibilidade aos recursos urbanos costumam afetar o potencial de valorização dos imóveis de uma região.

Por causa da sua alta concentração de prédios, residências e centros comerciais, o Centro-sul é visto com uma das regiões mais valorizadas da cidade. As vantagens de morar e trabalhar nessa área chamam a atenção de muitas pessoas que buscam melhores condições de vida.

“Mas, afinal, quais são as vantagens de morar no Centro-sul?”, você deve estar se perguntando. Falaremos sobre isso no próximo tópico. Vamos a ele!

Benefícios de investir no Centro-sul de Belo Horizonte

Localização privilegiada

Uma das principais vantagens de investir em imóveis no Centro-sul é a localização privilegiada. Além de a região ser próxima da parte central de BH, facilitando o deslocamento no dia a dia, ela também comporta lugares muito populares entre os mineiros, como o Mercado Central, a Praça Sete de Setembro e até mesmo shoppings, como Pátio Savassi e Diamond Mall.

Quem vive em um bairro dessa região é beneficiado pela variedade de lugares para ir. Seja pra se divertir, estudar ou trabalhar, os moradores têm a oportunidade de suprir todas as suas demandas e necessidades, muitas vezes, sem precisar sair do Centro-sul.

Perto dos principais pontos da cidade

A característica de estar perto dos principais pontos da cidade é um diferencial extremamente chamativo da região, permitindo que você encontre todos serviços necessários sem grandes deslocamentos. Por lá, é possível encontrar facilmente agências de banco, academias, boas escolas, excelentes restaurantes, padarias famosas, entre outros.

A vantagem disso é a possibilidade de realizar diversas atividades sem precisar utilizar o carro, economizando gasolina e ainda tendo a oportunidade de conhecer um pouco mais da região a pé.

Vale destacar que o acesso aos principais bairros citados é extremamente simples, já que as maiores avenidas de BH fazem conexões entre eles e as outras regiões da cidade.

Infraestrutura

Outra grande vantagem, que motiva cada vez mais pessoas a procurar a região Centro-sul, é a infraestrutura local, que supre as necessidades tanto dos moradores quanto dos visitantes. Lá, encontramos facilmente supermercados, hortifrútis, farmácias, hospitais, restaurantes e padarias de alta qualidade.

Para as pessoas que têm o hábito de praticar exercícios, também há uma variedade de academias, clubes e parques públicos — a Praça da Liberdade, por exemplo, é muito utilizada para caminhadas ao longo do dia.

Não podemos esquecer de citar a importante perspectiva comercial: polos gastronômicos, locais de entretenimento, entre outros, são opções de investimentos populares na região, e a excelente infraestrutura só deixa esses negócios ainda mais valorizados.

Segurança

Quem não quer morar em um lugar seguro para a sua família? A maior parte dos bairros da zona sul tem altos níveis de segurança. Isso quer dizer que, comparado com outros locais específicas da cidade, quem vive na região enfrenta menos preocupações com a criminalidade, entre outros problemas que envolvem violência urbana.

Um dos principais motivos disso é que não há um número expressivo de favelas ou comunidades perto das residências e comércios, o que favorece serviços focados no alto padrão de vida dos moradores. Além disso, a presença contínua de órgãos de proteção, como a Guarda Municipal e a Polícia Militar, tem um papel fundamental na segurança reforçada.

Vale lembrar, ainda, que vários condomínios desses bairros investem pesado em equipamentos de monitoramento e controle de acesso, tais como câmeras, cartões de acesso e portaria virtual.

Opções de lazer

Apesar de a região Centro-sul ser muito calma durante o dia, à noite, ela tem um lado boêmio, composto por restaurantes diversificados, bares, baladas e casas de show.

A Savassi, por exemplo, é extremamente famosa pela sua variedade de bares, com o foco no público mais jovem. Há tanto locais para ouvir um bom rock e tomar uma cerveja gelada, com o preço normal da região — 80 Bar e Yellow Submarine são bons exemplos —, como também cervejarias com bebidas artesanais, como o Growleria de Arte. O bairro de Lourdes também é famoso pela sua vida noturna, graças à presença de restaurantes requintados e bares com happy hours, conhecidos por atrair turistas de diferentes partes do mundo para aproveitar as opções de lazer.

Além dessa parte, a zona sul conta com vários shopping centers, museus, parques públicos, centros comerciais e feiras de artesanato — a Feira da Afonso Pena, que ocorre na parte da manhã, aos domingos, é considerada uma das maiores feiras ao céu aberto do país.

Desenvolvimento

Alguns bairros do Centro-sul, como Lourdes e Santo Agostinho, lideram a lista de Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), o qual contempla índices de longevidade, educação e renda, de Belo Horizonte.

Além disso, a região tem uma alta concentração de polos de modernidade. Basta observar a quantidade de startups e empresas focadas, principalmente, em tecnologia e serviços inovadores nos principais bairros.

Graças a isso, é normal que a região seja a primeira a receber as principais novidades do mercado. A maioria dos lançamentos de serviços de mobilidade começaram suas operações em bairros do Centro-sul. Alguns exemplos que podemos citar: Uber, Cabify, patinetes elétricos e aplicativos para alugar bicicletas.

Educação

A excelente educação da região também faz com que várias pessoas voltem suas atenções para os bairros da zona sul da capital. Lá, é possível encontrar uma extensa rede escolar, tendo tanto instituições privadas como públicas para os mais diversos níveis de ensino.

Escolas privadas famosas, como Santo Antônio, Santo Agostinho, Marista e Loyola, estão presentes na região, além de faculdades de mérito, como PUC Campus Liberdade, FUMEC, IBMEC e UNA.

Natureza

Não há como negar que morar perto de um lugar com muita natureza faz bem para a saúde física e da mente, além de ser um ótimo local para relaxar. Porém, também é um fato que está cada vez mais difícil encontrar lugares assim em cidades grandes.

Por isso, essa é mais uma das vantagens de investir em imóveis em BH, sobretudo no Centro-sul. Além de ter bairros com várias áreas verdes, incluindo parques públicos, como o das Mangabeiras e o Municipal, a região também fica próxima de cidades com cachoeiras, serras e florestas.

Como escolher bons imóveis na região Centro-sul de Belo Horizonte

Geralmente, a localização da residência é um dos principais pontos a serem analisados durante a avaliação do imóvel, pois ela terá um impacto direto na sua rotina, qualidade de vida e até mesmo na valorização da propriedade. Necessidades comuns, como transporte, comércios, segurança e hospitais, também devem ser levadas em consideração.

Como vimos, os bairros do Centro-sul são famosos por suprir, praticamente, todas as demandas e necessidades dos moradores sem que estes tenham que percorrer longas distâncias. Sendo assim, como escolher um imóvel dentre tantas opções disponíveis na região? A seguir, vamos apresentar algumas dicas para fazer o investimento ideal para você. Acompanhe!

Atente para a distância até o seu trabalho ou faculdade

Do que adianta escolher um bairro em uma localização privilegiada, se o seu trabalho ou faculdade fica do outro lado da cidade? Além de gastar várias horas do seu dia, você também vai gastar muito mais com combustível, caso faça o trajeto de carro.

O ideal é escolher um imóvel o mais próximo possível da sua principal obrigação diária ou, pelo menos, optar por um bairro que tenha vários caminhos para chegar até lá.

Caso você esteja desempregado ou sem vínculo a uma instituição de ensino no momento, escolha uma residência que tenha acesso fácil a outras partes de BH.

Veja se o bairro atende a todas as suas necessidades

Observe se o bairro em que você deseja investir atende às suas necessidades e às da sua família. Além de conferir os serviços básicos, como escolas, hospitais, farmácias, áreas de lazer etc., também é importante checar se o comércio local oferece os produtos a que vocês estão acostumados.

Por mais que essa análise inicial possa parecer muito criteriosa, ela vai ajudar você a escolher uma região que realmente combine com a sua rotina.

Verifique a vizinhança

Já pensou mudar para uma casa em uma ótima região, porém com vizinhos que fazem festas todas as noites, não deixando ninguém dormir? Seria um incômodo, não é mesmo? Sendo assim, não deixe de verificar a vizinhança antes de comprar um imóvel.

Se você não gosta de muito barulho na parte da noite, talvez as regiões mais boêmias da cidade não sejam as melhores escolhas para você. No entanto, se você tem o hábito de sair à noite e quer poder ir e voltar para casa caminhando depois de uma reunião de amigos, um bairro com a vida noturna mais agitada pode ser o mais ideal.

Como a Construtora Sudoeste pode ajudar

Trabalhar em parceria com uma construtora em Belo Horizonte é algo fundamental para aplicar o seu dinheiro de forma bem-sucedida. A partir do conhecimento e experiência no ramo imobiliário, uma empresa especializada é capaz de ajudar nos seus maiores obstáculos na hora de investir no setor.

Fundada em 1991, Construtora Sudoeste sempre buscou atender seus clientes e parceiros de forma eficiente e honesta. Atualmente, os empreendimentos da companhia têm o foco em um público cada vez mais exigente e que anseia por imóveis de qualidade com alta rentabilidade no mercado.

Além de diversificar a sua carteira de investimentos e ensinar a investir com segurança em imóveis que geram retornos significativos, por meio de informações exclusivas, a empresa vai auxiliar você a escolher as melhores residências na região Centro-sul para aplicar o dinheiro, visando a qualidade, comodidade e potencial de valorização.

A Sudoeste é uma empresa conhecida pela sua credibilidade no mercado imobiliário, sendo assim, fechar uma parceria é a melhor estratégia para diminuir seus riscos de perda de investimento.

Diferenciais da Construtora Sudoeste

Assim como qualquer outro setor nos dias atuais, o ramo de construção também tem bastante concorrência. Dessa forma, por que você escolheria a Construtora Sudoeste como parceira dos seus investimentos? Separamos as características da empresa que se apresentam como diferenciais no mercado para responder a essa pergunta:

  • compromisso e seriedade com seus negócios;

  • cumprimento de prazos;

  • estruturada financeiramente (baixo risco de quebrar por causa de oscilações do mercado financeiro);

  • focada em apartamentos de alto padrão em regiões com alta qualidade de vida;

  • uso de alta tecnologia;

  • busca inovação a todo momento;

  • mantém seus clientes informados sobre as notícias recentes do mercado imobiliário.

Esses são alguns diferenciais da Construtora Sudoeste. O objetivo da empresa é manter seus serviços na mais alta qualidade para suprir todas as demandas dos seus clientes, parceiros e fornecedores.

Como você pôde ver, a região Centro-sul de Belo Horizonte tem um enorme potencial de valorização para investimentos. Graças a fatores como excelente qualidade dos serviços, localização privilegiada, boa infraestrutura, segurança local eficiente, variedade de opções de lazer, grande quantidade de frutificação nos arredores das residências, entre outros, muitas pessoas anseiam por morar na região.

Agora, o que resta é escolher quais são os melhores imóveis para investir dentro dos melhores bairros de BH. Além de seguir as nossas dicas para determinar os investimentos com maior retorno, também é válido contar com a ajuda de uma empresa com experiência no mercado, como a Construtora Sudoeste, para dar notícia das opções mais populares da região.

Se você ficou satisfeito por passar a conhecer os principais motivos de investir na região Centro-sul de Belo Horizonte, não perca o embalo e aproveite para entrar em contato com a Construtora Sudoeste agora mesmo para descobrir como podemos melhorar a sua aplicação no mercado imobiliário!

 

5 Empreendimentos Sudoeste para Investir
ASSINE NOSSA NEWSLETTER: