Envie uma mensagem
Fale
via chat
Fale via whatsapp
BLOG

Bairro Carmo em BH: confira um guia completo!

13/01/2020
ASSINE NOSSA NEWSLETTER:

Encontrar o imóvel dos sonhos é uma tarefa que exige bastante esforço e dedicação. Afinal, estamos falando de um espaço onde você e a sua família passarão um longo período da vida, construirão memórias e desfrutarão de momentos únicos.

Por isso, ao longo do processo, é interessante analisar alguns pontos básicos, que vão desde a estrutura do empreendimento até a sua localização. E, caso não saiba, o bairro Carmo BH é um dos locais mais cotados da capital mineira!

Despontando como uma das principais localidades da cidade, essa região é excelente para quem deseja contar com boas facilidades próximas de casa, além de ótima segurança e opções de lazer, capazes de agradar os moradores de todos os estilos.

Ainda que este seja um local popularmente conhecido, existem pessoas que desconhecem os seus diferenciais. Você faz parte desse time? Tudo bem! Para deixá-lo por dentro do assunto, criamos um material completo com todas as informações a respeito do bairro Carmo BH. É só continuar acompanhando a leitura e decidir, de uma vez por todas, se essa é a melhor pedida para os seus próximos investimentos. Vamos lá?

A zona sul de BH

Atualmente, o Carmo é considerado um dos locais mais tranquilos e agradáveis de Belo Horizonte. Mas, antes mesmo de falarmos a respeito dessa área, é interessante abordarmos a região na qual ela está localizada — a zona sul da capital mineira, que é composta pelos seguintes bairros:

  • Carmo;
  • Lourdes;
  • Funcionários;
  • Savassi;
  • Anchieta;
  • Sion;
  • Santa Lúcia;
  • Belvedere;
  • Mangabeiras; entre outros.

Primeiro bairro a ser habitado na cidade e considerado um dos pontos mais valorizados de Belo Horizonte, tal setor vem, dia após dia, atraindo mais construtoras e incorporadoras que desejam construir novos empreendimentos imobiliários — sejam eles comerciais ou residenciais.

O motivo para tamanha notoriedade? É simples. Lá, há uma grande concentração de centros comerciais, além de escritórios, reunindo, assim, boa parte do polo econômico da cidade e fazendo com que muitos cidadãos se desloquem até a região para realizarem as suas tarefas diárias.

É claro que não acaba por aí. Fora essas características, a zona sul abriga inúmeros restaurantes e bares renomados, criando uma atmosfera excelente para o público jovem e que gosta de curtir o agito noturno. No entanto, também é o lugar certo para quem deseja apenas apreciar bons momentos durante o fim de semana.

Os principais aspectos da região que merecem conhecimento

A zona sul é, de fato, uma área privilegiada da cidade. Caso você esteja interessado em se mudar para o local, é válido ficar por dentro dos grandes destaques dessa localidade. A seguir, contamos quais são eles e as suas vantagens!

Excelente localização

Não tem jeito, para morar bem é preciso escolher um imóvel que esteja bem localizado — assim como acontece com os empreendimentos situados na região sul da cidade. Próxima ao Centro-sul de Belo Horizonte, essa área é composta por pontos muito requisitados pela população mineira.

É o caso do Diamond Mall, do BH Shopping e do Shopping Pátio Savassi. Há ainda alguns clubes excelentes, como o Olímpico e o Minas, que proporcionam incríveis opções de lazer aos apaixonados por atividades físicas.

Outro fator que merece destaque diz respeito aos parques e praças dessa região. Em um breve passeio por lá, você encontrará pontos famosos, sendo eles:

  • a Praça do Papa;
  • a Praça da Liberdade;
  • a Praça Carlos Chagas, também chamada de Praça da Assembleia.

Facilidade de acesso aos serviços e pontos de comércio

Quer conhecer mais um diferencial notável da zona sul? Aqui vai: por lá, é possível encontrar os mais variados tipos de serviços. Tem de tudo um pouco:

  • escolas excelentes;
  • bancos;
  • supermercados;
  • padarias;
  • restaurantes de qualidade;
  • lojas;
  • academias etc.

E o melhor ainda está por vir. Boa parte dessas atividades pode ser realizada a pé, já que há uma grande facilidade de chegar nesses locais, sem a necessidade de se locomover com a ajuda de transporte público ou automóvel.

Por outro lado, se você é uma pessoa que gosta de dirigir, saiba também que essa área apresenta diferentes rotas, sendo fácil acessar as grandes avenidas e se conectar aos outros bairros da cidade. Juntos, esses fatores são excelentes para economizar um bom tempo na sua agenda e, inclusive, fazer com que você tenha mais qualidade de vida.

Alta qualidade de vida

Por falar em qualidade de vida, esse é o ponto alto da zona sul de BH. Quem mora na região tem, diariamente, a oportunidade de desfrutar dos melhores pontos de comércio, hospitais, parques, praças ou localidades exclusivas para a prática de atividades físicas.

Exemplos disso? O Círculo Militar, o Minas I e II, o Ginástico, o Mackenzie e o Olímpico. Ao contar com ambientes próprios para essa finalidade, imediatamente, aumentamos o nosso bem-estar e conseguimos seguir um lifestyle mais saudável, equilibrando a rotina agitada com os momentos de prazer.

Educação de primeira

Pensar em educação de qualidade é essencial — ainda mais se você é uma pessoa que se preocupa com o futuro da sua família e do país. Nesse sentido, essa é outra motivação para que muitos moradores e profissionais do mercado imobiliário continuem notando a zona sul como um dos melhores pontos da cidade.

Em linhas gerais, a região traz uma vasta rede de educação, composta por instituições públicas e privadas e oferecendo cursos para pessoas de todas as faixas etárias, que vão do ensino infantil até o superior. Para muitos, as melhores escolhas de Belo Horizonte estão situadas ali, como o Colégio Santo Antônio, o Santo Agostinho, o Dom Silvério e o Loyola.

Os adultos também podem se beneficiar desse diferencial. Em uma rápida visita pela área, é possível avistar outras instituições conceituadas de ensino superior e que mostram uma excelente colocação no panorama nacional, sendo:

  • a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);
  • a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG);
  • a Universidade FUMEC;
  • o Centro Universitário UNA;
  • a Fundação Dom Cabral;
  • o IBMEC.

Vida noturna variada

De um lado, os moradores conseguem aproveitar uma vida extremamente tranquila na zona sul, com ruas arborizadas e a possibilidade de realizar diversas atividades a pé. Por outro, o local também conta com um perfil agitado, especialmente à noite, já que é composto por inúmeros bares e restaurantes em seus diferentes bairros.

De todas, a região da Savassi se destaca, uma vez que é conhecida por contar com lojas variadas e barzinhos para todos os gostos. Agora, se você busca por um ambiente refinado, que combine com um apartamento de alto padrão, considere visitar o Lourdes ao entardecer. Com uma agenda noturna vibrante, a localidade é perfeita para curtir um happy hour com os amigos ou explorar uma das diferentes casas noturnas presentes em sua extensão.

Tecnologia de ponta

Embora pouco conhecido entre os moradores, a região sul também abriga um considerável polo tecnológico. Nos últimos tempos, o local vem aumentando o seu número de escritórios e empresas que realizam trabalhos voltados para inovação e tecnologia.

De uma forma resumida, essas organizações realizam iniciativas pensadas, exclusivamente, em criar serviços de cunho inovador, facilitando o dia a dia do cidadão e permitindo que o país também possa ser destaque no cenário mundial.

Segurança em primeiro lugar

Todos aqueles que vivem em uma cidade grande, como Belo Horizonte, costumam se preocupar — e muito — com as questões que envolvem a segurança da comunidade. Afinal, estamos sempre em estado de alerta, com receio de sermos abordados ou sofrermos qualquer tipo de violência nas ruas.

A solução para esse problema? Ela está, em grande parte, na escolha da região onde você pretende morar. Quem mora na zona sul de BH, por exemplo, pode ficar mais tranquilo em relação ao tema, pois os níveis de criminalidade urbana costumam ser bem menos expressivos do que em outros pontos da cidade.

Entender esse cenário é simples. Diferente de outras áreas da capital mineira, a zona sul recebe mais atenção do poder público, especialmente quando se trata de favelas e comunidades locais — fato este que acaba favorecendo a criação de empreendimentos e serviços focados no alto padrão de vida.

Ademais, também é importante ressaltar que a maioria dos condomínios são equipados com sistemas modernos de segurança. Identificação por impressão digital, monitoramento por câmeras, portaria virtual, ronda 24 horas e cercas elétricas são alguns deles.

O bairro Carmo BH

Agora que você já sabe tudo sobre a região sul, chegou o momento mais aguardado do nosso guia completo: o de conhecer a fundo o bairro Carmo BH! Assim como o seu famoso vizinho, o Sion, o local foi, há alguns anos, considerado uma das regiões mais distantes da cidade. Isso aconteceu no período em que Belo Horizonte ainda estava em processo de expansão — e não tinha se propagado além da altura da Avenida do Contorno.

O seu crescimento e povoação só teve início por volta dos anos 1940 e, de lá para cá, foi conquistando o gosto dos moradores que prezam por tranquilidade e qualidade de vida. Abaixo, contamos mais sobre os seus pontos de destaque. Quem sabe você também não decide aproveitar ao máximo essa área?

Curiosidades

Durante o século XX, a cidade de Belo Horizonte tinha um perfil típico interiorano. Ao caminhar pelas ruas, era possível encontrar crianças brincando até à noite, poucos carros e um clima bastante pacato. Contudo, esse cenário não se estendeu por muito tempo.

Foi após a construção da Avenida Nossa Senhora do Carmo que a capital mineira começou a ganhar diferentes ares. Ao redor dessa via — hoje, muito movimentada — novos bairros foram surgindo, sendo o Carmo um deles, logo ao lado do famoso Sion.

Ainda assim, e mesmo após a sua criação, no início dos anos 1940, parte da população considerava essa localidade muito afastada do centro. Para se ter uma ideia, a mesma região também deu origem à comunidade “Acaba Mundo”, um reflexo de como os moradores enxergavam a área.

Poucos sabem, mas o bairro Carmo BH foi o primeiro a abrigar o clube de futebol amador Nacional do Carmo, em 1946. Na década, o campo de jogo inicial foi construído ainda na chamada Rua Boa Esperança, em uma espécie de terreno improvisado, com chão de terra batida. Mesmo diante das dificuldades, foi esse local que contribuiu (e muito!) para que, anos depois, o time se fortalecesse e fosse o responsável por lançar nomes famosos no mercado, sendo a jogadora Marta, considerada a melhor do mundo, um deles.

Existe também a tradicional Paróquia Nossa Senhora do Carmo — um ponto de encontro dos devotos da região. Também criada nos anos 1940, a igreja, inicialmente, contava com uma entrada na Rua Grão Mogol. Anos mais tarde, em 1960, o local passou por uma reforma, ganhando a sua fachada atual e em homenagem à santa padroeira.

Vantagens de investir nessa região

Como você pode imaginar, são muitos os benefícios ao investir no bairro Carmo BH. O primeiro deles é que tal localidade é reconhecida como uma das mais tranquilas e agradáveis de toda a cidade. Inclusive, essa é uma excelente alternativa para quem gosta de apreciar uma temperatura amena, uma vez que a área está localizada perto das serras que rodeiam a capital.

Em constante valorização, esse é um local que está na mira dos investidores e incorporadoras, oferecendo boa oferta aos moradores interessados em viver bem. Caso decida se mudar para o Carmo, você ainda conseguirá aproveitar inúmeras vantagens, como:

  • ter fácil acesso ao comércio de qualidade;
  • morar em uma região segura e tranquila;
  • seguir uma vida de alto padrão;
  • contar com parques, praças e outras opções de lazer por perto;
  • poder realizar atividades a pé, enquanto o carro fica na garagem;
  • aproveitar boas instituições de ensino, seja para crianças, jovens ou adultos e por aí em diante.

O que queremos dizer com essas informações? Que, em curto prazo, será possível perceber como essa região é diferenciada. Mesmo que, inicialmente, o valor de um imóvel possa parecer um tanto elevado, com o passar do tempo, ficará fácil identificar que tal investimento foi certeiro — principalmente porque a propriedade adquirida será cada vez mais valorizada pelo mercado imobiliário. Pense nisso!

Comércio

Durante a busca pela casa ou apartamento de luxo dos sonhos, devemos analisar diversas questões. E, com certeza, o fácil acesso aos pontos de comércio está entre os principais quesitos dessa seleção. Até porque, grande parte das pessoas vivem um estilo de vida moderno e, para conseguirem realizar todas as suas atividades diárias, é preciso ter por perto variadas e boas opções de serviços.

Para a alegria de muitos, o bairro Carmo BH consegue proporcionar exatamente isso. Quem mora na região não tem do que reclamar: em poucos passos, é possível chegar a um supermercado, farmácia, banco, lavanderia e, inclusive, algumas lojas de roupas.

Ao entardecer, a oferta de serviços continua. Como falamos, a noite da região também costuma ser agitada e proporcionar aos cidadãos excelentes alternativas de restaurantes, bares e lanchonetes.

Não encontrou o que deseja? Sem problemas! Por conta do fácil acesso às principais vias, em poucos minutos de carro você estará em outro bairro de renome e conseguirá cumprir todas as suas tarefas. Dos principais pontos de referência dessa área, podemos citar os mais procurados pelos moradores. Veja só:

  • Santíssimo Pão;
  • Trigopane;
  • Scuolla Pizzaria;
  • Pinguim e muitos outros.

Lazer

Será que existe algo melhor do que contar com excelentes opções de lazer pertinho de casa? Difícil! E essa é mais uma vantagem que o bairro Carmo BH disponibiliza aos seus moradores. Além dos seus serviços e ótimos pontos de comércio, o local tem espaços destinados ao entretenimento e capazes de agradar os indivíduos de todas as idades.

A exposição permanente Acqua Marine é um deles. Localizado na Rua Montes Claros e com a temática marinha, o ambiente apresenta aquários compostos por água salgada, exemplares exclusivos de tubarões e algumas peças que foram resgatadas diretamente de naufrágios. É uma oportunidade e tanto para passear com a família e se aprofundar em um assunto tão rico.

Você gosta de passar as horas livres relaxando e perto da natureza? Excelente! Nesse caso, vale conhecer de perto algumas praças e parques situados no entorno da área. Esse é o caso do Parque Municipal Mata das Borboletas, que fica no bairro vizinho Sion.

Inaugurado em 1995, o local ocupa uma área de mais de 35 mil m² e proporciona aos visitantes muitas atividades interessantíssimas, como brinquedos para crianças, equipamentos de exercícios físicos, trilha ecológica e área de convivência. Lá, ainda é possível encontrar duas nascentes belíssimas, variadas espécies de borboletas e uma rica flora, composta por cedros, ipês, ingás e por aí em diante. As crianças adoram!

Principais vias

Entre aqueles que precisam se deslocar diariamente para realizar as suas tarefas, o bairro Carmo BH é uma ótima alternativa para morar. Entender a razão para tamanho sucesso é fácil: a região conta com vias de destaque, como é o caso da Avenida Nossa Senhora do Carmo.

Criado em 1955 e muito conhecido na cidade, esse trecho permite o acesso aos diversos pontos da capital e, de quebra, tem saída para as cidades do Rio de Janeiro e para a Estrada Real. Inicialmente, o seu nome consistia apenas em “Senhora do Carmo”, mas, em 2010, e por conta de inúmeros pedidos da população, a sua nomenclatura foi atualizada pelo termo que conhecemos atualmente.

Há também a Avenida do Contorno — o trecho responsável por circundar toda a área central da cidade. A princípio, o seu nome era Avenida 17 de Dezembro e tal projeto tinha como objetivo a urbanização somente no entorno da via. Acontece que, com o grande desenvolvimento que a cidade sofreu no século XX, esses limites foram ultrapassados, tornando esse caminho um dos mais intensos e populares entre os mineiros.

Em sua extensão, você terá a oportunidade de avistar cerca de 25 patrimônios culturais, que foram tombados pela Prefeitura de Belo Horizonte. O edifício do Hospital Militar, o Instituto Raul Soares, o Colégio Marconi e a Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais são apenas alguns deles.

Uma vez nesses trechos, os moradores da região conseguem chegar tranquilamente nos arredores ou, até mesmo, em pontos mais distantes da cidade.

Encontrando o patrimônio perfeito para investir

Para de finalizar, não se esqueça — antes de fechar negócio, é interessante conferir tanto a localização do imóvel quanto a sua infraestrutura, quantidade de cômodos, nível de iluminação natural e, principalmente, o valor da venda.

Se não sabe por onde começar a busca, considere fazer uma pesquisa inicial na internet. Nos últimos anos, diversos sites e plataformas específicas no assunto servem para que os moradores deem os seus feedbacks e outras informações a respeito de um determinado bairro — sendo o Carmo um deles.

Por exemplo, no Google, é possível encontrar a localização de um empreendimento, o histórico da região, as questões de segurança ou, simplesmente, as opções de comércio ao redor do local. Ainda é válido conferir as redes sociais. Facebook, Instagram, Twitter e YouTube podem se tornar grandes pontos de encontro virtuais para quem deseja se aprofundar sobre uma localidade e descobrir como funciona o dia a dia por lá.

Conte com a melhor construtora da região

Como solução para garantir a melhor tomada de decisão, os clientes mais atualizados e preparados estão fechando negócio com empresas capacitadas e reconhecidas no mercado imobiliário. Nesse ramo, a Sudoeste é uma construtora em Belo Horizonte que sai na frente.

Desde 1991, o empreendimento tem como foco construir unidades residenciais de altíssima qualidade e equipadas para suprir todas as necessidades do seu público. De lá para cá, várias melhorias foram aplicadas em seus projetos, sempre visando atender a clientes exigentes e que vivem seguindo as grandes tendências do setor.

São centenas de unidades espalhadas por Belo Horizonte e, em vários casos, entregues mais de uma vez para um mesmo cliente. Todo esse sucesso se deu graças à busca incansável por inovações e a parcerias com os fornecedores mais qualificados do ramo, que vão desde a sondagem até a criação de projetos arquitetônicos e instalações diversas.

Após a leitura, esperamos que você tenha gostado de conhecer melhor a respeito do bairro Carmo BH. Como vimos, essa localidade é repleta de diferenciais, excelentes pontos de acesso e, até mesmo, instituições de ensino e opções de lazer para encantar toda a família.

Gostou do conteúdo? Tem interesse na região? Entre em contato conosco para investir com segurança no mercado imobiliário!


ASSINE NOSSA NEWSLETTER: