Envie uma mensagem
Chat
online
Fale com um consultor
Fale via whatsapp
BLOG

Aprenda o que é e como funciona o crowdfunding imobiliário!

13/05/2019
ASSINE NOSSA NEWSLETTER:

Com o fortalecimento do mercado imobiliário, o investimento em imóveis aparece como uma das melhores escolhas para os investidores. A queda dos juros, o reaquecimento econômico do país e o aumento do número de financiamentos, entre outras coisas, ajudam a explicar essa evolução.

Paralelamente, uma modalidade que vem ganhando espaço no mercado é o crowdfunding imobiliário. Trata-se de uma tendência que comprova que o investimento em imóveis pode ser simples e acessível para todos. Afinal, qualquer pessoa consegue aplicar seu dinheiro em alguma incorporação por valores a partir de mil reais.

Com o crowdfunding é possível investir de maneira direita em um imóvel ou construção por meio da tecnologia de conceitos modernos de economia compartilhada. O investidor acessa os investimentos via plataforma digital e realiza a aplicação a um custo de capital baixo em um processo ágil e desburocratizado.

Se você tem a intenção de fazer um investimento desse tipo e ainda não conhece a modalidade, continue por aqui e veja como funciona o crowdfunding imobiliário, bem como as principais vantagens para o investidor. Vamos lá? Boa leitura!

O que é crowdfunding imobiliário e como ele funciona?

O crowdfunding imobiliário consiste em um financiamento coletivo. Investidores interessados em um empreendimento específico realizam aplicações para a execução do projeto construtivo do imóvel. Arrecadando-se altos valores, a obra se torna viável para o incorporador, com o acesso a um mercado até então indisponível.

Essa modalidade já era conhecida em outros setores e apresentou resultados muito satisfatórios. No mercado imobiliário não tem sido diferente: o método conquistou espaço e também pode ser visto como uma ajuda financeira de outras pessoas interessadas em determinado projeto, desde que recebam retorno financeiro.

Sendo assim, no mercado de imóveis o crowdfunding se difere por figurar como um investimento de natureza maior, que demanda custos mais elevados e gera recompensas mais atraentes sob a ótica dos investidores. Inúmeras pessoas podem participar do processo e receber lucros por isso, da mesma forma que acontece em outras aplicações envolvendo investimentos imobiliários tradicionais.

Quais são os benefícios dessa modalidade?

Acessibilidade

O mercado imobiliário antigamente era visto como inacessível para não profissionais. Questões como os altos custos, os problemas com administração e as restrições baseadas em fatores geográficos sustentavam essa crença.

No entanto, com o avanço da tecnologia e principalmente após a afirmação da internet, investir em bens imóveis mudou de figura, resultando em boas oportunidades para pessoas que procuram aplicar menores quantidades de capital.

Pela simplicidade no uso, as plataformas de crowdfunding imobiliário facilitaram bastante o acesso ao mercado de investimento imobiliário. Se antes esse tipo de aplicação era conhecido pela elevada burocracia com uma extensa legislação, agora é tudo muito mais tranquilo, pois as plataformas dão conta de todo o gerenciamento. O investidor se preocupa apenas em aplicar o dinheiro e aproveitar os ganhos.

Com isso, a acessibilidade é um dos grandes benefícios do crowdfunding imobiliário. Qualquer pessoa com acesso à internet está apta a realizar esse processo, obtendo um retorno nas moedas mais fortes do mercado, o que com certeza é mais interessante do que se poderia obter em um banco.

Diversificação

Conforme observamos, é possível obter retorno em diferentes moedas do mercado, e isso se deve à grande diversificação que o crowdfunding traz. Existem plataformas que permitem a realização de investimentos em diferentes propriedades em praticamente qualquer lugar do mundo. O investidor tem, assim, diversas e interessantes opções para aproveitar e assegurar um excelente ganho de capital.

Com isso, você é capaz de diversificar seu portfólio nas principais moedas mundiais, aliviando os riscos cambiais. Esse fator, combinado com os menores custos para investir, resulta em uma margem bem maior de retornos mais estáveis a longo prazo.

A diversificação geográfica, ou seja, a oportunidade de investir em imóveis estando em qualquer lugar do mundo, possibilita o acesso a todas as informações do mercado local em que você pretende aplicar, tudo por meio da plataforma online.

Essa versão global da indústria imobiliária tende a crescer cada vez mais e incrementar o poder de atração, tendo um alcance intercontinental em que qualquer pessoa pode investir, independentemente do local.

Velocidade

Os processos e organizações que envolvem uma transação imobiliária tradicional demoravam bastante para ocorrerem e serem liberados. Muitas vezes as pessoas ficavam até mesmo desmotivadas e transtornadas com a demora. Entretanto, com o crowdfunding os prazos apresentaram redução drástica, visto que todas as transações são feitas no universo virtual.

Inclusive toda a burocracia e papelada de documentos que envolvem um investimento em imóveis passar a ser digital. Desse modo, é necessária uma participação mínima por parte de instituições financeiras. Isso quer dizer que a negociação que antes demandava vários meses agora pode ser resolvida em apenas um dia.

Capital menor

Em métodos tradicionais de investimentos imobiliários, o indivíduo precisava ter um alto capital financeiro. Afinal de contas, cobre-se somente os custos iniciais da negociação por conta da carga financeira cair inteiramente em cima do investidor, pois ele investia sozinha e teria que arcar com todos os gastos.

Com o crowdfunding, os custos exacerbados foram eliminados. Trata-se de uma espécie de investimento colaborativo, em que todos os valores investidos são divididos, o que permite que os investidores desembolsem poucos milhares de reais em uma propriedade.

Mobilidade

A tecnologia móvel tem um grande impacto em diversos setores, e isso não seria diferente no mercado imobiliário. Com isso, a mobilidade figura como excelente benefício do crowdfunding. Suas plataformas digitais podem ser utilizadas em movimento, devido ao fato de disponibilizarem sites em versões para aparelhos móveis.

Aqui no Brasil, esse negócio ainda vive os primeiros passos, como se engatinhasse. Porém, já oferece perspectivas promissoras para as pessoas interessadas. Existe uma plataforma que vem abrindo portas para profissionais interessados na modalidade, visando impulsionar os empreendimentos imobiliários.

Aos poucos o crowdfunding vai conquistando espaço em território brasileiro e trazendo grandes vantagens para os investidores nacionais. Vale a pena ficar de olho nas tendências e não deixar passar nenhuma oportunidade!

Gostou de aprender um pouco mais sobre o funcionamento do crowdfunding imobiliário? Então siga nossas redes sociais e continue nos acompanhando! Estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER: